Telescópio James Webb revela detalhes dos anéis de Netuno em nova imagem
O telescópio James Webb entregou as imagens mais nítidas dos anéis de poeira de Netuno e de luas em sua órbita (Fonte: NASA/Reprodução)
A NASA revelou novas e impressionantes imagens de Netuno, capturadas pelo telescópio espacial James Webb. O registro apresenta com nitidez os anéis e a atmosfera do planeta mais distante do Sistema Solar, bem como 7 das 14 luas conhecidas do Gigante de Gelo: Tritão, Galateia, Náiade, Talassa, Despina, Proteu e Larissa.
Na composição, Netuno não aparece com sua característica cor azul em razão das câmeras do Webb operarem no comprimento de onda infravermelho. É possível observar um maior brilho nas regiões polares, resultado de uma faixa de nuvens de alta latitude formadas por gases frios, principalmente metano, que reflete a luz solar.
Além desses pontos mais ao extremo do planeta, um brilho mais fraco na linha equatorial reforça a assinatura visual da dinâmica atmosférica de Netuno. A região é dominada por ventos e tempestades que dão origem a cinturões de circulação, sendo o mais notório a Grande Mancha Escura — identificada pela primeira vez há mais de 30 anos pela sonda Voyager 2.
Vale destacar que a NASA já traçou planos para realizar estudos adicionais na atmosfera de Netuno, a partir do próximo ano. Em adição, a missão Trident terá o objetivo de explorar mistérios de mundos gelados, com foco em Tritão — maior lua do planeta em que cientistas acreditam possuir um oceano sob sua crosta gelada.
Reprodução do site Tecmundo