Semana foi tranquila na cidade e no estado com a epidemia
Publicado na edição de sábado, 17/07, do Jornal GAZETA DE ITAÚNA
Os boletins de internações por causa do novo coronavírus em Itaúna, divulgados diariamente pelo Hospital Manoel Gonçalves, têm sido muito parecidos todos os dias. Poucos pacientes internados seja no CTI ou na enfermaria.
E os pacientes itaunenses ainda tem sido menores em números que os das outras três cidades que compõem a microrregião ao lado de Itaúna. A média de idade dos internados, entre 30 e mais de 70 anos tem sido equilibrada, apenas nesta sexta-feira os pacientes entre 50 e 60 anos foram em maior número dos 16 internados. E foi ainda nesta sexta-feira, dia 16 de julho, que, pela primeira vez, todos os pacientes já foram testados e receberam o diagnóstico positivo para a contaminação.
As mortes, nos últimos sete dias foram seis. O número de novos casos registrados diariamente também foi em bem menor que nas últimas semanas, mas são novos casos, sinal que a doença continua se propagando.
Cidade continua na onda amarela
Na reunião desta semana, quinta-feira, dia 15 de julho, do Comitê Extraordinário da Covid-19, do Estado de Minas Gerais, responsável pelo programa Minas Consciente, foi decidido que Itaúna continuará na onda amarela.
No Estado novas mudanças foram adotadas como para a realização de grandes eventos e de cirurgias eletivas, de acordo com cada onda.
A justificativa para mais flexibilização das regras foi que a vacinação tem surtido efeito e trouxe melhoria dos indicadores da Covid-19 em Minas.
Os grandes eventos poderão ser realizados seguindo os protocolos de distanciamento e capacidade máxima de lotação dos espaços. Estas mudanças passam a valer no dia 15 de agosto.
Para a realização dos eventos será exigido na entrada a aferição de temperatura, controle no fluxo de acesso e acesso com hora marcada; distanciamento de 1,5 metros em filas, entre cadeiras/assentos e também no cálculo da capacidade; apresentação de documento de imunização presumida: cartão de vacinação que comprove imunização completa superior ou igual a 15 dias ou o exame de PCR ou laudo médico com positividade para Covid-19 (entre 15 e 90 dias).
*É obrigatório comunicar as regras aos participantes e facilitar a devolução do ingresso.
Na onda amarela, caso de Itaúna a lotação máxima é de 300 pessoas ou 30% da capacidade em ambientes fechados; 600 pessoas ou 50% da capacidade em ambientes ao ar livre;
A duração máxima do evento será de 6 horas e somente entre as 7h e 23h.
Cirurgias eletivas
O Comitê também aprovou atualizações para realização de cirurgias eletivas, aquelas sem caráter de urgência.