Secretário Adjunto de Fazenda de Brumadinho foi denunciado por esquema de rachadinha e corrupção em Itaúna

Foto: Valter Gonçalves do Amaral, ex-secretário de Finanças do ex-prefeito Neider Moreira (site da Prefeitura de Itaúna)
O atual secretário adjunto de Fazenda do município de Brumadinho, Valter Gonçalves do Amaral, foi denunciado por envolvimento em um esquema de rachadinha enquanto ocupava o cargo de secretário de Finanças de Itaúna, entre abril de 2018 e março de 2021. De acordo com a denúncia, Valter exigia que servidores comissionados e contratados da prefeitura devolvessem 3% de seus salários, em dinheiro vivo, sob pena de exoneração. Os valores arrecadados seriam utilizados para financiar a campanha de reeleição do então prefeito de Itaúna.
Além disso, Valter também responde a uma ação criminal, na qual é acusado de, juntamente com o ex-prefeito de Itaúna, oferecer e prometer vantagens indevidas a vereadores. O objetivo seria garantir a nomeação e manutenção de indicados políticos dos parlamentares em cargos comissionados da prefeitura, além de influenciar a eleição da presidência da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020.
A nomeação de Valter Gonçalves do Amaral para a Secretaria Adjunta de Fazenda de Brumadinho levanta questionamentos sobre os critérios adotados para a ocupação de cargos estratégicos na administração municipal, especialmente aqueles ligados à gestão de recursos públicos.
Publicado por Agora é Transparência
Matéria publicada na GAZETA DE ITAUNA à época dos fatos, clique aqui