Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Projeto “Música na Árvore” encerra período natalino e leva Folia de Reis para Itaúna

Charanga Pop (divulgação)

Evento alimentado por energia solar será nesta sexta-feira (6), Dia de Reis, com várias atrações musicais. Toda a programação é gratuita.

Itaúna foi a cidade escolhida pelo coletivo cultural “Música na Árvore” para o encerramento de seu especial de Natal. Na sexta-feira, dia 6 de janeiro, a partir das 18h, o projeto irá levar música e alegria para a Praça Doutor Augusto Gonçalves, Centro. O local será palco de um espetáculo com repertório inspirado no período natalino e na tradição de Folia de Reis. Irão se apresentar as estrelas da música mineira Will Motta e Charanga Pop, com a presença de grupos de Folia de Reis da cidade e da tradicional banda Sagrado Coração de Jesus. A programação é gratuita.

Com o objetivo de oferecer ao público um amplo painel da música instrumental nacional, o diretor artístico do projeto, João Vianna, ressalta que o evento se pauta na sustentabilidade e é destinado a todos os públicos, com cuidados especiais em relação às pessoas com deficiência e idosos. “O que se busca também é promover atividades culturais de estilos de vida saudáveis, voltadas às práticas sustentáveis, por meio, por exemplo, do incentivo à adoção de hábitos como a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem”, pontua.

Um dos diferenciais é que toda a matriz energética é solar, com a geração de energia para os equipamentos de som proveniente de uma estação solar construída em cima de uma van. A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB), por meio de contrato com a empresa Júnior Matriz Engenharia de Energia. O projeto teve várias edições realizadas naquela cidade, em Belo Horizonte e na Suíça. Em Minas, com a direção de João Vianna e Robson Assis, ganhou a versão com energia solar. Essa ação inédita no Brasil foi recém-premiada pelo IMEC (Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia). “Mobilizando o nosso habitual público: jovens e adultos frequentadores de praças e parques públicos pretendemos ser referência na gestão e manejo de resíduos em eventos culturais”, completa João Vianna.

O “Música na Árvore” é executado por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG, realização da Muzak Promoções e Eventos e apoio da GSL Metalúrgica. O especial de Natal também está sendo realizado em Belo Horizonte, e Teixeiras, no interior do estado.

SERVIÇO:

Música na Árvore

ITAÚNA

Dia 06/01/2023

·                    Grupos de Folia de Reis de Itaúna, 18h

·                    Charanga Pop, 19h

·                    Will Motta Trio, 20h

·                    Sagrado Coração de Jesus, 21h

Local: Praça Doutor Augusto Gonçalves, Centro.

ATRAÇÕES MUSICAIS:

·                    Charanga Pop

João Vianna, músico que dividiu palco com Skank, Lulu Santos e Pepeu Gomes,  dentre outros, lidera, com seu trompete, este grupo que mistura música pop de todos os tempos com ritmos brasileiros. O som dos metais, a força da percussão e o swing da guitarra fazem a galera vibrar. Como as bandas de jazz de New Orleans, como as charangas dos estádios de futebol, o grupo circula, interage de perto com o público e sente a energia e pulsação das pessoas para ditar o ritmo.

·                    Will Motta

Wil Mota (divulgação)

Contando com experiências junto ao grupo Lombinho com Cachaça, Fernando Ângelo, Hocus Pocus, o músico vem se apresentando com artistas renomados como Beto Guedes, Tadeu Franco, Paulinho Pedra Azul, Nepal, Código B, Bauxita, Play, dentre outros. Em seu trabalho atual, Will se apresenta com Neo Andrade (baixo) e Robinho Batera (bateria), executando repertório instrumental variado de músicas nacionais e internacionais, caminhando do pop ao baião, passando pelo samba e bossa nova.

FICHA TÉCNICA

Produzido por Robson Assis

Produção Executiva: André Trindade

Coordenador de Palco: Mauro Sater Direção Artística: João Vianna

Serviço:

Insta: @instrumentalsolar e @musica_naarvore

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *