Pressionado, “Pau de Gaiola” vai desfilar no circuito fechado do carnaval de Itaúna
Os foliões responsáveis pelo bloco “Pau de Gaiola”, que tem 42 anos de tradição no carnaval itaunense, não aguentaram a pressão e tiveram que ceder ao desejo da Prefeitura de Itaúna de reunir todo o carnaval em um lugar cercado no Boulevard Lago Sul.
Uma reunião realizada na sede do Corpo de Bombeiros, no dia 25 de janeiro, com os representantes do bloco Afonsinho Silva e Delmar Parreiras (por vídeo chamada), o próprio Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Cultura, bateu o martelo e o bloco vai mesmo para o circuito fechado de carnaval.
O jornal conversou com Afonso Silva que disse que na reunião, a Secretaria de Cultura se comprometeu em montar a estrutura necessária para o desfile do “Pau de Gaiola” na praça da Lagoinha, como é feito todos os anos.
Mas, junto com os demais participantes, Bombeiros e PM, enfatizou o crescimento expressivo do bloco e os problemas que isto pode trazer para a segurança dos foliões. Foi também colocado o incômodo para a vizinhança com muitos foliões que passam dos limites urinando nas portas das casas e comércios, às vezes até defecando, o uso de drogas e alguns casais que ultrapassam o bom senso e a privacidade e praticam sexo sem a menor discrição.
Tudo isto e a segurança deveriam ser de única e exclusivamente responsabilidade do bloco, caso acontecesse algo de mais grave.
A Secretaria de Cultura, inclusive, apresentou um documento onde os dois foliões que são responsáveis pelo bloco assinassem, tomando para si a responsabilidade.
Afonsinho falou ao jornal que a responsabilidade é muito grande. O número de foliões é muito grande e não é possível se responsabilizar por atos de cada um deles e tiveram que concordar com a mudança.
Afonso Silva disse ainda que em 2023 não vai brincar o carnaval no bloco. Ele está se preparando para uma cirurgia ocular nos próximos dias e terá que ficar de repouso por alguns dias mais.