Gazeta Itaúna

Por defesa da liberdade de expressão, jornalistas recebem prêmio Nobel da Paz

Por defesa da liberdade de expressão, jornalistas recebem prêmio Nobel da Paz

Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia, ganharam o prêmio Nobel da Paz “pelo esforço para proteger a liberdade de expressão”(foto: Reprodução)

Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia, foram escolhidos pelo “esforço para proteger a liberdade de expressão”. Organização do prêmio considerou os ataques à democracia e à liberdade de imprensa para fazer a escolha

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Andreyevich Muratov foram os vencedores do prêmio Nobel da Paz 2021, concedido nesta sexta-feira, 8, pela Academia da Noruega. A escolha de jornalistas como representantes da paz ocorreu, sobretudo, pelo “esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para democracia”, conforme afirma a academia.

O comitê do prêmio afirmou que os profissionais “representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”.

Maria Ressa é cofundadora do Rappler, um portal de jornalismo investigativo que expõe e critica constantemente os abusos de poder, o uso da violência crescente e o autoritarismo em seu país natal, as Filipinas. “O jornalismo gratuito, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra”, destacou a organização do prêmio.

Já Dmitry Muratov é um dos fundadores do jornal independente Novaja Gazeta. De acordo com a Academia norueguesa, “o Novaja Gazeta é hoje o jornal mais independente da Rússia, com uma atitude fundamentalmente crítica em relação ao poder”.https://4500014edabd2fd30c694a6d537535d1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Os oponentes do ‘Novaya Gazeta’ responderam com assédio, ameaça, violência e assassinato”, afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel. “É o jornal mais independente da Rússia hoje, com uma atitude crítica em relação ao poder”.

Ressa e Muratov dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

Fonte: Por defesa da liberdade de expressão, jornalistas recebem prêmio Nobel da Paz (opovo.com.br)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *