PIB do município está entre os 30 melhores do Estado de Minas Gerais
Expectativa é de resultado ainda melhor no próximo levantamento
Informações divulgadas recentemente pelo IBGE mostram Itaúna entre as 30 melhores cidades mineiras classificadas no levantamento relativo ao Produto Interno Bruto (PIB) per capta do ano 2020. O resultado aponta uma melhora do município em doze posições, saltando da 40ª colocação em 2016 para o 28º posto no ano analisado, o segundo maior da macrorregião centro-oeste de Minas Gerais. Para o próximo ano, as expectativas são ainda melhores, almejando a 25ª posição.
PIB é um indicador econômico considerado termômetro das atividades, capaz de mensurar consumo, vendas, investimentos, dentre outros, tanto e forma per capita como de forma geral. O levantamento do IBGE (realizado sempre num período referente a 2 anos atrás, para a correta compilação de dados) mostra aumento do consumo individual nos últimos anos na cidade, pulando de R$ 28.451,83 no ano 2016 para R$ 39.504,24 em 2020, um aumento de 38,84%.
Para o prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “mais um resultado a se comemorar, com certeza, uma vez que todos os investimentos que fizemos desde o início do governo convergem para isto. Todo recurso colocado na infraestrutura, na segurança, na saúde, na educação, dentre outros, refletem diretamente nos índices socioeconômicos levantados por esta pesquisa. Nossas ações alcançam as mais diferentes demandas e isto se traduz em melhor qualidade de vida para todos”, esclarece.