Operação ‘Perfídia’ cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão em Itaúna
A operação conjunta desta sexta-feira, dia 18 de junho, pretende o combate de crimes de homicídio e tráfico de drogas na cidade. Foram cumpridos 20 mandados de prisão temporária e 38 de busca e apreensão.
A operação ‘Perfídia’, do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), reuniu ainda a Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Militar (PM), com o objetivo de combate a crimes de homicídio e tráfico de drogas.
As investigações tiveram início há três meses pela inteligência das forças de segurança pública e MPMG.
Segundo a Polícia Militar cerca de 22 pessoas haviam sido presas até as 7h20, e um adolescente havia sido apreendido.
Foram apreendidas ainda uma arma, 10 porções de maconha, oito celulares, uma moto furtada e ainda R$ 14.833, em notas de origem suspeita.
Perfídia
O nome da Operação foi escolhido em virtude do significado da palavra Perfídia, que faz alusão “àqueles que enganam ou são desleais”.
O comportamento entre os próprios criminosos, que para atingirem seus objetivos agem com perfídia, ao associarem-se a quadrilhas rivais e praticarem homicídios contra membros do próprio grupo, inspiraram o nome da Operação.
Estão sendo empregados na operação, 185 profissionais das forças de Segurança Pública em 45 viaturas, com o apoio da aeronave Pégasus da PM, militares da companhia Independente de Cães e do Policiamento Rodoviário, e três Promotores de Justiça.