Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Neider questiona determinação do Programa Minas Consciente e cidade volta para a onda amarela

Neider questiona determinação do Programa Minas Consciente e cidade volta para a onda amarela

No sábado, dia 2 de janeiro, o prefeito Neider Moreira fez circular vídeo comunicando sobre a reabertura dos comércio e serviços que deveriam estar fechados entre os dias 2 e 9 de janeiro sob orientação do Programa Minas Consciente. Só serviços essenciais deveriam continuar em funcionamento segundo os protocolos da onda vermelha, a nova classificação que o programa deu à macrorregião oeste.
Segundo o prefeito a decisão de voltar a macrorregião oeste para a onda vermelha teria sido um decisão unilateral do programa “mesmo tendo pontuação para onda amarela”, segundo ele.
O prefeito disse que o Estado está modificando a interpretação e normas do programa Minas Consciente. “Entendemos que há uma incoerência neste momento, depois de passadas as festas de final de ano e que sabemos que tivemos aglomerações, apesar dos pedidos que fizemos para que não acontecessem. Fechar neste momento o comércio seria incoerente”, disse.
Neider disse que vai aguardar reunião do programa na próxima quarta-feira, quando uma nova reclassificação deverá ser feita para que o assunto volte a ser discutido em Itaúna. Ainda disse que a pontuação da macrorregião permite continuar na onda amarela e que a reabertura do comércio em Itaúna e demais serviços permitidos nesta onda não será descumprimento de regras por parte do Município e que o Estado é que está descumprindo as regras do programa.
Sobre a ocupação de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 do hospital Manoel Gonçalves, que é a preocupação maior do programa Minas Consciente, Neider disse que naquele dia, 2 de janeiro, 30% dos leitos ainda estavam livres.
O prefeito anunciou então que até na quarta-feira, dia 6 de janeiro, a cidade estará seguindo os protocolos da onda amarela e pediu para que as pessoas sigam as regras de distanciamento para evitar mais propagação da doença.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *