Neider pede crédito suplementar de 20% no orçamento, reforço de cerca de R$ 60 milhões
Pedido será votado hoje, 1º, em reunião extraordinária. Se passar, Neider terá crédito de mais de 100 milhões de reais somente este ano.
No dia 12 de maio, o prefeito de Neider Moreira e o secretário de Educação Weslei Lopes, anunciaram depois de reunião com diretoras, diretoras adjuntas e coordenadoras das escolas municipais de Itaúna que a recomposição salarial dos profissionais da carreira do magistério do Município seria paga em junho. Isto foi em maio. Junho veio e nada do acordado e anunciado foi feito.
As professoras reclamam nas redes sociais e em contato com o jornal pediram que fosse cobrado o compromisso feito pelo prefeito.
Mas, nesta sexta-feira, 1º, foi anunciado que a reunião extraordinária realizada neste mesmo dia, será para votação de abertura de crédito suplementar de 20% do orçamento. Entre outras despesas, o prefeito Neider Moreira, fala na justificativa do pedido o pagamento para o magistério itaunense.
Segundo o prefeito o aumento do piso salarial dos professores está estimado em R$ 456.577,13/mês, além do pagamento retroativo dos valores condizentes ao piso salarial, mês base janeiro.
Além do pagamento do magistério, Neider cita o repasse para o Hospital Manole Gonçalves e ainda a suplementação da folha de pagamento, com orçamento vigente de 2021 e a ampliação dos serviços e contratações de servidores em especial nas Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Esportes que foram feitas depois da melhoria da pandemia. E, finalizando, a pavimentação asfáltica e operação tapa buraco em trechos mais afetados pelas chuvas.
Este é o segundo pedido de crédito suplementar no ano. Neider terá então conseguido crédito de mais de 100 milhões de reais dentro do orçamento de 300 milhões de reais, porque o projeto deve passar.
A reunião será às 13 horas de hoje, 1º.