Neider fala da progressão de Itaúna para a onda amarela a partir de hoje, 10/07
Na reunião de avaliação da evolução da contaminação da população pelo novo coronavírus e a ocupação de leitos hospitalares, o Programa Minas Consciente avançou sete regiões para a onda amarela, entre elas a macrorregião oeste onde está inserida a microrregião e Itaún.
Foi considerada a diminuição dos números como os da taxa de incidência da doença, com queda de 36% nos últimos 14 dias.
Em Itaúna os números de novos casos de contaminação, de internações e óbitos também apresentaram queda expressiva na última semana e a cidade passa a partir de hoje, dia 10 de julho, sábado a seguir os protocolos da onda amarela. A onda amarela permite que serviços não essenciais possam retomar suas atividades e ainda a volta das aulas presenciais que será em 2 de agosto.
Em vídeo na tarde desta sexta-feira, o prefeito Neider Moreira falou da progressão da macrorregião oeste. Neider explicou que nesta classificação há flexibilização das atividades econômicas e os horários de funcionamento.
Agradeceu à população pela colaboração e falou da importância da vacinação.
“À medida que a vacinação vai evoluindo nós estamos conseguindo reduzir os números de casos e mesmo aqueles casos que possam ocorrer em pessoas já vacinadas são casos de uma gravidade menor. Então, fica demonstrada a importância que a vacina tem neste momento e ao mesmo tempo precisamos entender que o distanciamento social a utilização da máscara, sobretudo em locais fechados, e do álcool em gel são necessários para que a gente consiga chegar lá na frente numa situação muito melhor.”
Neider falou ainda do decreto que fez publicar autorizando a retomada das aulas presenciais a partir do dia 2 de agosto.