Mineração Usiminas reforça parceria com o Senai de Itaúna
Aula inaugural no Senai (divulgação)
Com foco no desenvolvimento profissional de jovens e adultos da região, a Mineração Usiminas mantém há quase 12 anos sólida parceria na promoção de cursos profissionalizantes junto ao Senai/CETEF Marcelino Corradi, de Itaúna. Nesta semana, a empresa realizou a doação de componentes mecânicos que auxiliarão nas práticas dos treinamentos promovidos pela instituição.
A entrega dos equipamentos foi realizada durante uma aula inaugural conduzida pelo diretor de Operações, Guilherme Melo. Participaram da aula os 56 aprendizes da Mineração Usiminas que estão na etapa teórica dos cursos. Guilherme apresentou detalhes dos processos de produção do minério de ferro e os principais marcos da companhia, em um processo de integração e valorização dos futuros técnicos. “O programa de aprendizagem traz para dentro da empresa grandes talentos. Investir nessa formação é uma maneira de gerarmos oportunidades na região, contribuindo com a educação e inserção de jovens no mercado profissional. É motivo de muito orgulho para a Mineração Usiminas ter profissionais que começaram como aprendizes e estão há 10 anos construindo sua carreira na companhia”, ressaltou o diretor de operações.
O gerente da unidade do Senai de Itaúna, Marco Túlio da Fonseca, destacou o trabalho conjunto entre a empresa e instituição de ensino. “A parceria do Senai com Mineração Usiminas tem sido muito frutífera. São turmas ininterruptas ao longo desses anos. A doação desses equipamentos se encaixa perfeitamente no que temos desenvolvido com os alunos e vai ajudá-los na preparação para o mercado de trabalho, conhecendo um pouco do que encontrarão quando forem para a empresa”, reforçou.
Investimento no futuro e na diversidade
O programa Jovens Profissionais Aprendiz é uma potente ferramenta de formação profissional e inserção no mercado de trabalho. A partir desse programa, a Mineração Usiminas abre as portas do setor de mineração para meninas e meninos das cidades próximas às suas operações.
No mês de janeiro deste ano, a companhia deu as boas-vindas a mais uma turma de 36 aprendizes, que passarão por período de aulas teóricas no Senai e, posteriormente, serão direcionados para prática nas áreas de Operação de Mina e Manutenção de Equipamentos na empresa.
A nova turma do programa destaca mais uma vez a participação das mulheres nesta iniciativa promovida pela Mineração Usiminas. “São 23 alunas, que representam mais de 60% dos ingressantes no curso em janeiro. Elas também são a maioria entre os 74 aprendizes com contratos ativos na empresa, são 43 meninas e 31 meninos. Esse é um movimento importante, que reforça o compromisso da empresa com a abertura de oportunidades para ampliação da diversidade entre seus colaboradores”, detalhou o gerente de Recursos Humanos, Gustavo Jardim. O aumento do número de mulheres trabalhando nas operações é uma das metas ESG estabelecidas pela Usiminas.