Mineração Usiminas promove capacitação para apicultores na Semana do Meio Ambiente
Fotos: Participantes do programa socioambiental Mina de Mel debatem fomento à atividade na região da Serra Azul (divulgação)
Um encontro com apicultores da região da Serra Azul, na segunda-feira, 3 de junho, abriu a Semana do Meio Ambiente na Mineração Usiminas. Eles participam do programa socioambiental Mina do Mel que, através da apicultura, promove o uso social em áreas verdes da Empresa, contribuindo com o empreendedorismo local e aceleração da biodiversidade.
Durante a capacitação, cerca de 30 pessoas, entre produtores e familiares que apoiam no manejo dos apiários, receberam orientações, tiraram dúvidas e conversaram sobre as possibilidades de fomento à atividade e fortalecimento do programa com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Os convidados também participaram de palestra ministrada pelo professor Rubens Marcelo de Castro, doutor em Ciência Animal, graduado em Apicultura e Meliponicultura.
“Foi muito gratificante participar do encontro, muito produtivo, pois quando falamos sobre abelhas, estamos falando não só sobre a nossa fonte de renda, mas principalmente sobre a preservação da vida na terra”, afirmou a apicultora Madalena Custódia de Jesus. “O programa Mina de Mel é muito importante, um grande apoio que a Mineração Usiminas nos dá e esperamos ver a iniciativa cada vez mais fortalecida”, completou o produtor Hildo Lúcio Ferreira.
Meio ambiente e desenvolvimento local
Por meio do programa Mina de Mel, a Mineração Usiminas apoia produtores a usarem áreas de preservação da empresa, a partir de contratos de comodato, para a alocação das colmeias. Atualmente, são cerca de 540. A iniciativa contribui para a proteção de áreas preservadas e em recuperação, uma vez que as abelhas são estratégicas para a biodiversidade, além da geração de emprego e renda.
“Esse é um programa muito importante para a Mineração Usiminas e que queremos fortalecer cada vez mais, pensando nos benefícios para o meio ambiente, no crescimento e desenvolvimento das comunidades vizinhas por meio das oportunidades de emprego e renda”, afirma o coordenador de Relações com Comunidade e Institucional, Paulo Assis.