Lei Orgânica de Itaúna e Regimento interno da Câmara serão revisados
O presidente da Câmara Municipal de Itaúna, vereador Alexandre Campos baixou Portaria constituindo uma comissão composta por vereadores e servidores do Poder Legislativo para elaborar a revisão da Lei Orgânica do Município de Itaúna e o Regimento Interno da Câmara.
A Lei Orgânica é a Lei maior do município; estabelece regras básicas de funcionamento da administração e dos poderes Executivo e Legislativo, determinando as atribuições do prefeito, da Câmara dos Vereadores, as políticas públicas de educação, saúde, meio ambiente, cultura, criança e adolescente, entre outras áreas. Deve estar sempre em consonância com a Constituição Federal – Lei maior do País.
A Lei Orgânica vigente de Itaúna foi promulgada em maio de 1990 e neste período não passou por uma revisão efetiva. Apenas pequenas modificações. Por isto a necessidade de modernizá-la tornando-a mais eficiente e adequá-la às Legislações atuais.
O Regimento Interno no Poder Legislativo é a norma, a qual assegura ao Poder Legislativo um processo Legislativo adequado e disponibiliza instrumentos de fiscalização e controle dos atos do Executivo.
Com a constituição da Comissão, os membros irão se reunir e definir o Presidente e relator da mesma e dar início aos trabalhos.
A comissão:
Vereadores:
Alexandre Campos
Silvano Gomes Pinheiro
Nesvalcir Gonçalves Silva Júnior
Servidores:
Hudson Rodrigues Bernardes
Gisele Oliveira Peixoto
Camila Gonçalves de Andrade e Souza Leite.