Itaúna regride para onda vermelha
Amanhã, sábado, só estarão abertos serviços e comércios essenciais
Apesar de Itaúna ter sido classificada na onda vermelha pelo programa Minas Consciente há muitas semanas, o prefeito Neider Moreira mantinha os protocolos da onda amarela e permitia a abertura de serviços não essenciais sob a alegação de que a macrorregião continuava na onda amarela. Nestes casos a opção dos prefeitos é prevista.
Já no mês de janeiro a macrorregião regrediu para a onda vermelha, mas Neider disse que tal regressão foi forçada já que a classificação não atingira os 20 pontos de risco de infecção, mas quando estes pontos foram alcançados a cidade continuou na onda amarela por mais uma semana e somente agora, quando a macrorregião foi a 24 pontos é que o Município vai adotar as regras de onda vermelha e permitir que apenas os serviços e comércios essenciais continuem abertos.
Em vídeo divulgado nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, o prefeito Neider Moreira fez o comunicado da obrigatoriedade da regressão da cidade para a onda vermelha por causa da pontuação de 24 pontos da macrorregião e de 30 pontos da microrregião de Itaúna que engloba ainda as cidades de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema.
A partir da zero hora deste sábado, dia 23 de janeiro, a flexibilização diminui e só será permitido o funcionamento dos serviços e comércios do quadro abaixo.