Itaúna: menor que participou de assalto a policial matou o próprio tio em novembro

A Polícia Civil fechou o inquérito que investigava a morte de um homem de 30 anos, em 26 de novembro no Beco Euclides Lobo, no bairro Garcias. Ele foi morto dentro de casa.
O irmão da vítima disse que dormia no momento do crime e que acordou assustado, mas disse que, por medo, demorou a sair do quarto para ver o que era. A Polícia Civil passou a investigar o crime e apontou como responsável pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio um sobrinho da vítima, menor de idade, 15 anos.
O inquérito policial foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude com pedido de internação provisória do adolescente, cuja decisão pela aplicação das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente aos menores infratores caberá ao Poder Judiciário.
A PC apurou que no dia do crime, o sobrinho teria entrado no imóvel do tio portando uma arma de fogo de fabricação artesanal. Em seguida, o adolescente foi até o quarto onde a vítima estava dormindo e efetuou um único disparo contra o tio, fugindo em seguida. O homem foi encontrado em seu quarto já sem vida, com uma lesão no peito.
Investigação
Durante as apurações policiais, o adolescente foi ouvido na delegacia e confessou a autoria do ato infracional. Ele relatou que vinha sofrendo ameaças da vítima, motivo pelo qual decidiu matá-la, a fim de se proteger.
Por meio de levantamentos, a equipe da PCMG identificou ainda que o adolescente, no dia 1º deste ano, teria se envolvido em outro ato infracional, dessa vez em uma ação de roubo. A vítima, um policial militar, teria sido alvo do adolescente e de outros cinco indivíduos. Por esse motivo, o menor de idade foi apreendido em flagrante e já se encontra internado no centro socioeducativo.
O roubo
A vítima, policial militar, de 47 anos, transitava em sua motocicleta Honda/CG Titan de cor preta, quando, ao parar no cruzamento entre as ruas Francisco de Queiroz Primo e Zé Cavaquinho, foi cercado por cinco adolescente, entre 15 e 16 anos de idade que, mediante agressão, roubaram a moto e outros pertences.
Eles foram rastreados, identificados e apreendidos:
um adolescente, 15 anos, com registros de ocorrências por furto;
adolescente, 17 anos, com registros de ocorrências por furto;
adolescente, 15 anos, com registros de ocorrências por tráfico de drogas.
Além dos adolescentes mais três homens foram presos:
homem, 20 anos, sem ocorrências; homem, 18 anos, com registros de ocorrências por tráfico de drogas;
homem, 19 anos, com registros de ocorrências por dano, porte ilegal de arma de fogo, furto e roubo.
O produto do roubo foi recuperado.