Estruturação do serviço de atendimento de AVC trará recursos para Itaúna
Enquanto credenciamento federal não sai, Governo do Estado está socorrendo hospitais referências neste tipo de atendimento com repasses anuais
A Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira esperam credenciamento federal e vinda de recursos para Itaúna para o serviço de atendimento de AVC na cidade. Enquanto aguarda aprovação do Ministério da Saúde, o município recebeu do Governo de Minas um incentivo financeiro no valor de um milhão, quatrocentos e cinquenta mil reais para o atendimento, desde o momento em que o paciente chega ao hospital até o momento de seu retorno para casa.
Este procedimento de incentivo se estende também a outros municípios do Estado, que possuem hospitais referências, recebendo verbas anuais para custeio dos serviços nesta modalidade.
A regulamentação dos incentivos por parte do Estado se dá pela Nota Técnica 14/2020, da SES/MG, que define elaboração de plano de trabalho, cumprimento de prazos, detalhamento do recurso de custeio para ações de fortalecimento da Linha de Cuidados em AVC, dentre outros assuntos. As unidades hospitalares ficam submetidas à apresentação dos trabalhos e empenhos realizados a cada seis meses.
Por meio da Portaria 665/2012, do Governo Federal, os hospitais podem se credenciar para receber incentivo financeiro para tratamento de AVC. Até sair esta confirmação do MS, o que demanda alguns meses, o Estado tem oferecido este incentivo, que é de grande valia, para os hospitais se estruturarem e oferecerem atendimento enquanto aguardam os recursos federais. Os valores ajudam tanto nas ações da fase aguda, que são as quatro primeiras horas após o AVC, importantíssimas para recuperação do paciente, passando pela internação, tratamento multidisciplinar, dentre outros procedimentos.