Estado nega vacinação contra a Covid-19 de doses vencidas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento.
Segundo a nota, a SES-MG realiza um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Este processo assegura o controle de temperatura, o acondicionamento das caixas de vacina, bem como a verificação dos prazos de validade. Para além deste processo, em cada remessa de vacina enviada aos municípios, uma nova Nota Informativa é emitida sobre o quantitativo de doses, especificidades, público-alvo e alerta quando o prazo de validade está próximo.
A SES-MG orienta que os imunizantes sejam administrados dentro do prazo estabelecido pelo fabricante.
Minas Gerais recebeu 3 dos 8 lotes citados pelo jornal Folha de S. Paulo.
O lote 4120Z001, com vencimento em 29/3, foi distribuído às URSs em 26/2, 1/3 e 19/3. Já o lote 4120Z005, com vencimento 14/4, teve distribuição para as URSs no dia 12/3. Em 5/4, a SES-MG realizou a última distribuição do lote CTMAV506 que tinha o prazo de validade para 31/5.
A SES-MG está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI-PNI , além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise.