Em Itaúna pagamento do PIS/PASEP deve ser antecipado
Todos os trabalhadores de Itaúna que têm direito ao abono salarial, indiferente da sua data de nascimento, devem receber o benefício antecipado.
O benefício começa a ser pago em todo o país no dia 8 de fevereiro e termina no dia 31 de março.
No entanto, os trabalhadores das cidades afetadas pelas chuvas terão direito a sacar o abono salarial logo no primeiro dia.
O anúncio foi feito há alguns dias pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
Para que os trabalhadores das cidades afetadas tenham o direito à antecipação do pagamento é preciso que a cidade tenha decretado situação de emergência, o que foi feito na tarde de ontem, dia 12 de janeiro, pelo prefeito Neider Moreira. O segundo passo para esta antecipação do abono é a situação de emergência ser reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, processo que leva cerca de 15 dias.
Em contato com a assessoria de imprensa da Caixa, no Distrito Federal, GAZETA foi informada que depois de analisado o decreto municipal e reconhecido, um novo decreto do Ministério do Desenvolvimento Regional autoriza a Caixa a efetuar os pagamentos de forma antecipada.
O benefício a ser pago é de até um salário mínimo, hoje R$ 1.212, conforme os meses trabalhados em 2020 com carteira assinada e que receberam, em média, até dois salários mínimos.
O dinheiro deveria ter sido pago em 2021, mas foi adiado para este ano por recomendação da Controladoria-Geral da União.
O pagamento do PIS /Pasep referente ao ano de 2021 ainda não foi anunciado pelo Governo Federal.