Dia do Folclore: Olimpo Tupiniquim representa a mitologia brasileira em aliança com artistas
Rogério Pedro , Carlinhos Brown e Magella Moreira
Livro é finalista em feira internacional de ilustração e será enviado a 30 países
No próximo domingo (22) é celebrado o “Dia do Folclore Brasileiro”, data criada oficialmente com o intuito de garantir a preservação do patrimônio folclórico do país. O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional e traz atributos da cultura portuguesa, africana e indígena.
Recentemente lançada em Minas Gerais e na Bahia, a obra Olimpo Tupiniquim, resgata histórias da mitologia brasileira, contadas com riqueza de referências sobre suas origens e influências para a ciência, cultura e mídias. O livro, que conta as diversas lendas de forma instigante, é escrito pelo mineiro Magella Moreira, autor de outras duas obras e membro da Academia Itaunense de Letras, onde ocupa a cadeira número 12, que tem como patrono Jorge Amado.
“O nome Olimpo se dá em alusão aos mitos gregos, por serem os mais conhecidos mundialmente, ao passo que Tupiniquim remete às particularidades das narrativas advindas do tupi guarani e das brasilidades”, explica Magella.
Os contos do Olimpo têm a participação de renomados artistas do país e unem a magia do mundo literário com a arte da ilustração, poesia e palavras de Rogério Pedro, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Sandra de Sá, respectivamente.
Financiado pelas empresas J. Mendes e Farmix, o universo do folclore tem o foco principal de estar presente na vida literária de jovens e brasileiros em geral, contando histórias populares da cultura através de um livro de ficção sem o peso do didático e a partir de uma perspectiva de base indígena.
Também apoiado em âmbito federal pelo Ministério do Turismo, o livro ganhou neste ano a versão impressa com cerca de dois mil exemplares inicialmente. A Associação Pracatum, voltada para a formação cultural de jovens de Salvador, foi a primeira instituição a receber o formato físico, no mês de julho. Em Minas Gerais, academias de letras e secretarias de Educação do estado estão na lista do autor Itaunense para o recebimento da obra, que à princípio não será vendida por fazer parte da Lei de Incentivo à Cultura.
O Olimpo já representa o Brasil na 28ª Bienal de Ilustração da Bratislava (BIB – 2021), na Eslováquia. As ilustrações vibrantes são um grande diferencial do projeto, ampliando as possibilidades de interação visual com o livro. Ao todo, 47 ilustradores enviaram os PDFs de seus livros para concorrerem à seleção de trabalhos que representarão o país na feira internacional. No entanto, apenas 15 foram escolhidos para a categoria, dentre eles o Olimpo, completamente ilustrado pelo artista Rogério Pedro. As extraordinárias histórias aliadas às cativantes ilustrações do Olimpo devem chegar também a outros 30 países com o apoio de dois diplomatas brasileiros, Ana Maria Sena R. Pasiani, chefe do Setor Cultural e Educacional do Consulado-Geral do Brasil em Miami e de Julio Silva, representante do Departamento Cultural e Educacional do Itamaraty. O mundo da mitologia brasileira estampará prateleiras em nações como a Espanha, Estados Unidos, Argentina, Guiana Britânica, México, Chile, Moçambique e outros.