Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Desabastecimento de água na cidade de Itaúna é por causa de obra parada

Desabastecimento de água na cidade de Itaúna é por causa de obra parada

Novamente o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna anunciou desabastecimento de água na sexta-feira, 9 e hoje, sábado, 10. Aponta que faltará água nos bairros Belvedere, Cerqueira Lima, Piedade, Graças, Santa Edwiges, Novo Horizonte, Vila Nazaré, São Geraldo, Residencial São Geraldo, Garcias, Aeroporto, Cidade Nova, Morada Nova, Parque Jardim, Residencial Santanense, São Bento, Itaunense, Vale das Aroeiras, Vale dos Ipês e Alphaville, Granja Glória, Distrito Industrial, João Paulo II, Bagaginha e proximidades. Segundo o SAAE o motivo é o aumento no consumo e a estiagem prolongada.
Na verdade o desabastecimento não estaria ocorrendo se a obra da elevatória iniciada no ano passado, no bairro Morada Nova, tivesse cumprido seu cronograma e sido finalizada.
Há cerca de um ano foi anunciada a construção de um reservatório do bairro Morada Nova, com custo de R$ 14 milhões e capacidade de 2 milhões e 500 mil litros de água tratada para atender os bairros Alaíta, Aeroporto, Aeroporto II, Alameda dos Manacás, Tropical, Belo Vista, Belvedere, Chácara do Quitão, Chacreamento Vale Verde, Cerqueira Lima, Cidade Nova, Cidade Nova II, Garcias, Godofredo Gonçalves, Itaunense, Itaunense II, JK, Morada Nova, Morada Nova II, Morro do Sol, Nazaré, Novo Horizonte, Parque Jardim Santanense, Piedade Recanto das Peixotas, Residencial Santanense, Residencial São Geraldo, Santa Edwiges, Santa Edwiges II, Santanense, São Bento, São Bento II, São Geraldo, Três Marias, Vale das Aroeiras, Vila Washington, Campos, Lopes, Alphaville, Alphaville II, Vale dos Ipês, Bagaginha e Granja Glória. O anúncio foi feito em um jornal da cidade.
A obra deveria ter sido entregue no início de 2022, mas está parada há cerca de três meses.
O prefeito Neider Moreira esteve reunido nesta semana na autarquia com o pessoal operacional. A decisão foi que uma ligação “paralela” deverá ser feita no reservatório do bairro Novo Horizonte para o reservatório do Morada Nova. Eles acreditam que a “gambiarra” vai minimizar a falta de água nos vários bairros da cidade, já que o compromisso da entrega de obra da elevatória para o bombeamento de água não foi cumprido e não parece ter nova data.
Em vídeo postado em junho de 2021 o prefeito Neider Moreira enalteceu a obra de seu governo chamando a atenção para a capacidade de abastecimento que quase dobrará na região, nos bairros mencionados.
A constante falta d’água tem deixado a população bastante irritada e nas postagens da Prefeitura de Itaúna e do SAAE dos avisos de desabastecimento têm recebido muitas críticas da população.
Nos últimos posts sobre a obra nas redes sociais, o SAAE informava que o sistema do Morada Nova estava 75% concluído e que seriam feitas as interligações nos reservatórios para finalizar a elevatória que fará o bombeamento. O post, porém, não determina quando a obra será finalizada.
Até o momento a única alternativa do consumidor é conviver com o desabastecimento até que o SAAE resolva a questão da continuidade da construção e entregue a obra.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *