Deputado propõe PL que mantém leitos de CTI após a pandemia
Gustavo Mitre propõe que os leitos habilitados durante a pandemia, de forma temporária, se tornem permanentes passando a integrar a rede pública hospitalar (divulgação)
O deputado estadual Gustavo Mitre apresentou na ALMG o Projeto de Lei n.º 2.248/20, que dispõe sobre a habilitação permanente de leitos de UTIs – Unidades de Terapia Intensiva e de suporte ventilatório pulmonar, criados para o combate à Covid-19.
Gustavo Mitre explicou que “o processo de habilitação e de credenciamento de leitos hospitalares, essencialmente os de UTIs e ventilatórios, além de técnico é muito demorado.
A necessidade fez com que o processo fosse simplificado sem, contudo, importar em desrespeito aos critérios técnicos de qualidade. O que se pretende com este PL é que os leitos habilitados, de forma temporária, se tornem permanentes mesmo após o período de pandemia.”
O deputado realçou a importância do PL esclarecendo que a pandemia de Covid-19 trouxe o temor do esgotamento da capacidade de atendimento do sistema de saúde que, em condições normais, já é deficitário em vagas de terapia intensiva e de suporte ventilatório.
Por isso, a manutenção dos novos leitos, além dos que já existiam anteriormente, atende aos anseios da população mineira.