Comércio em geral e demais atividades voltam a abrir amanhã
Liberação do Comitê Covid-19 também vale na onda vermelha, mas com protocolos e maior distanciamento.
O prefeito Neider Moreira comunicou na tarde de hoje à população de Itaúna por meio de vídeo nas redes sociais que amanhã, sexta-feira, Itaúna poderá abrir suas atividades normalmente.
A mudança é porque ocorreram atualizações no Programa Minas Consciente. As Deliberações 120 e 122 do Comitê Extraordinário Covid-19 atualizando o Minas Consciente já foram publicadas no Diário Oficial Minas Gerais. Todas as atividades socioeconômicas, independentemente da onda em que se encontrar a macrorregião poderão funcionar.
Assim, atividades como o comércio em geral e eventos públicos ou privados, por exemplo, podem ser liberadas mesmo que o município se encontre na onda vermelha.
Contudo, há regras mais rígidas levando em conta, por exemplo, o distanciamento social, com maior restrição na onda vermelha mesmo para serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.
Segundo já havia sido anunciado pelo governo, nos serviços essenciais o distanciamento linear entre as pessoas, que era de dois metros na onda vermelha, passa a ser de três metros. Esse distanciamento vale também para todos os demais serviços e eventos que passam a ser permitidos na onda vermelha.
Em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, 100 na onda amarela e 250 na onda verde. Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.
Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50% da ocupação; na onda amarela, 75%; e, na onda verde, 100%.
A fiscalização será feita pelos gestores municipais, que poderão contar com o apoio da Polícia Militar e também com a população, por meio de denúncias de descumprimento das regras.
Vínculos de trabalho
A modernização do Minas Consciente permitirá que 79 mil empresas comecem a funcionar pela primeira vez desde o início do plano e que 308 mil trabalhadores possam trabalhar pela primeira vez desde o início das medidas restritivas da epidemia. Atualmente, as atividades essenciais correspondem a 70% dos vínculos trabalhistas.
Informações e artes da Agência Minas e da Assembleia Legislativa.