Comarca de Itaúna adere à campanha voltada às Apacs femininas
Os servidores Luciene Fernandes e João Victor Alves Moreira, do Cejusc de Itaúna, com os produtos doados pela comunidade e por empresa de cosméticos local
De mãos dadas com a solidariedade, servidores e magistrados da Comarca de Itaúna aderiram à campanha do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que, por meio do Núcleo de Voluntariado, vem incentivando a arrecadação de produtos de higiene pessoal para distribuição entre as recuperandas das Apacs femininas. No dia 2 de setembro 21 recuperandas da Apac de Itaúna receberam kits com produtos doados.
A arrecadação começou em 24 de agosto, liderada pelo juiz diretor do foro, Adelmo Bragança de Queiroz, pela coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juíza Solange Maria de Lima, e pela servidora Luciene Fernandes. “Mobilizamos os magistrados, servidores e a população em geral. Todos participaram efetivamente das doações”, relata Luciene, também supervisora do Cejusc na comarca.
Foram destinados às recuperandas xampus, condicionadores, absorventes íntimos, desodorantes, sabonetes, cremes dentais, hidratantes e batons. A campanha continua ativa até o final de setembro, quando a população e empresas podem entregar suas doações no edifício do Fórum de Itaúna.
Ressocialização
“Em tempos de pandemia, as recuperandas do semiaberto foram autorizadas a cumprir prisão domiciliar. As recuperandas do sistema fechado estavam passando por muitas dificuldades, pois recebem produtos de higiene pessoal durante as visitas, que estão proibidas para evitar contaminações. A campanha chegou em ótima hora e ajuda a recuperar a dignidade de quem está privado de liberdade”, ressaltou a gerente da Apac Feminina de Itaúna, Luciane Lima Azevedo.
“Atitudes como esta mostram para as recuperandas que a sociedade tem o olhar voltado para elas. Isso é muito importante para o processo de ressocialização”, acrescenta a gerente.