Cidades se unem para implantar estratégias na barragem da Usina do Carioca, em Pará de Minas

Foto: reprodução da Prefeitura de Pará de MInas, em 2022
Agentes da Defesa Civil de Itaúna estiveram com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas, na pauta a Barragem da Usina do Carioca.
Participaram da reunião o coordenador municipal da Defesa Civil de Itaúna, Antônio Fernandes, o coordenador administrativo, Daniel Meireles, e o chefe do Núcleo de Apoio da Coordenadoria, João Vitor Braz.
Vizinha a Pará de Minas, Itaúna tem como referência a bacia hidrográfica do Rio São João, localizada a montante, ou seja, em uma posição estratégica em relação a Pará de Minas, principalmente no que se refere ao distrito de Carioca.
Os eventos climáticos que ocorrerem na região de Itaúna poderão impactar diretamente propriedades rurais, estradas, causar inundações e riscos humanos e materiais, como os já registrados próximos ao reservatório hídrico, a Barragem de Carioca, nos anos de 2021 e 2022.
Durante a reunião, as coordenadorias de Defesa Civil dos dois municípios discutiram a implementação de estratégias conjuntas e principalmente o compartilhamento de experiências e informações visando uma atuação integrada, técnica e preventiva em relação aos desafios resultantes de possíveis desastres de origem natural ou tecnológica.
Fonte e foto: Portal da Cidade Pará de Minas