Chuvas intensas trazem prejuízos em cidades do centro-oeste nesta segunda-feira,5
Chuva em Divinópolis (Fotos- divulgação Corpo de Bombeiros)
Durante a tarde desta segunda-feira, 5, as cidades de Formiga e Divinópolis foram novamente atingidas por uma forte chuva resultando em diversas ocorrências que demandaram a atuação coordenada do Corpo de Bombeiros Militar em diversas frentes de trabalho.
Em Formiga, até o início da noite já tinham sido registradas 10 ocorrências relacionadas ao evento climático extremo, sendo elas: inundações e quedas de árvores, mas sem registros de pessoas feridas.
A Secretaria de Desenvolvimento Humano deu suporte ao trabalho dos bombeiros com alimentos e limpeza a uma família atingida no bairro Engenho de Serra.
Estava previsto para hoje, terça-feira, 6, que a Prefeitura Municipal encaminhasse à residência uma equipe de pedreiros para fechamento do muro por onde a água entra nos dias de maior precipitação.
Já nos bairros centro e Ipiranga em Divinópolis, por causa da chuva entre as 17h34 e 20h06, foram atendidas as seguintes ocorrências:
corte de árvore em risco iminente – bairro centro; queda de árvore em via pública – bairro Ipirangaenxurrada/inundação e na Rua Iturama, bairro Ipiranga, chuva chegou a cobrir cerca de um metro de profundidade na rua. Devido ao fato, dois veículos foram parcialmente cobertos pela água, uma casa e uma academia tiveram parte dos locais invadidos pela água.
Orientação do Corpo de Bombeiros
Em caso de inundação, enxurrada ou alagamento siga essas dicas:
Procure saber se a sua casa está localizada em uma área de risco.
Nunca jogue lixo nas encostas, córregos e bueiros.
Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias e valas.
Retire o entulho dos quintais, áreas, becos e ruas.
Aterre buracos que acumulam água.
Observe se a água da chuva está barrenta e com plantas e troncos, o que pode ser um sinal de inundação.
Nunca atravesse locais atingidos pela água, pois a força da água pode arrastá-lo.
Se estiver no trânsito, evite trafegar por locais que alagam durante fortes chuvas e evite as rotas que passam pelas áreas inundadas.
Busque abrigo em um local alto e espere o nível de água baixar.
Não se arrisque entrando nas águas para realizar salvamentos. Ligue para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.