Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Campanha de multivacinação infantil e adolescente já começou em Itaúna

Campanha de multivacinação infantil e adolescente já começou em Itaúna

Imunização irá até 29 e vale para todos os menores de 15 anos. Pais ou responsáveis devem levar o cartão para conferência

A Secretaria Municipal de Saúde já está realizando a campanha de vacinação infantil e adolescente 2024. O período vai até 29/11, sendo que no dia 23 deste mês haverá um Dia D de imunização, das 8 às 16h. Devem receber as doses todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não estejam com as doses de vacinas registradas e administradas conforme as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para a referida população. As unidades de saúde de Itaúna funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h as 16h.

O objetivo da campanha é promover a atualização da caderneta de vacinação, aumentar a cobertura e a homogeneidade vacinal, além de reduzir a incidência de doenças imunopreveniveis, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas enfermidades. Seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, desde o dia 28 de setembro a Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, não é mais utilizada dando espaço ao novo esquema vacinal contra a doença, exclusivo com a Vacina Injetável contra Pólio (VIP).

A medida possui como principal objetivo manter a erradicação da poliomielite de forma mais segura. A partir do dia 04/11 o esquema vacinal com a VIP será com a 1ª dose (2 meses de idade); 2ª dose (4 meses); 3ª dose (6 meses) e uma dose de reforço aos 15 meses de idade. A dose de reforço aplicada atualmente aos 4 anos não será mais necessária. Vale destacar que as crianças de 6 meses e menores de 5 anos com esquema de D1, D2, D3 de VIP e 1º reforço com VOP deverão receber um reforço com VIP mesmo que tenha recebido o 1º reforço com VOP, respeitando o intervalo mínimo de trinta dias entre as doses.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *