Caminhoneiros iniciam greve; Justiça proibiu bloqueio de rodovias
Pressionados pelos preços do diesel, caminhoneiros prometem entrar em greve em todo o país a partir desta 2ª feira (1º.nov.2021). O governo, no entanto, conseguiu liminares para proibir o bloqueio de rodovias federais em 20 Estados (foto: orreiosantavitoria.com.br)
A greve dos caminhoneiros foi convocada em 16 de novembro, quando líderes da categoria deram um prazo de 15 dias para o governo de Jair Bolsonaro se manifestar sobre a pauta da categoria. Os caminhoneiros têm 3 reivindicações principais:
revisão da política de preços da Petrobras;
constitucionalidade do piso mínimo do frete;
retorno da aposentadoria especial.
De acordo com líderes caminhoneiros, a adesão à greve “cresce a cada minuto” por causa dos preços do diesel e da falta de diálogo com o governo. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse a empresários que o risco de uma greve parecida à de 2018 é “zero, nenhuma” e depois desmarcou uma reunião com a categoria.
Apesar de minimizar o risco de uma greve, a União foi à Justiça Federal pedir que os caminhoneiros sejam proibidos de bloquear as rodovias federais durante a greve e solicitar autorização para coibir as manifestações. O pedido já foi atendido em 20 Estados, por meio de 29 liminares.
As decisões judiciais valem para rodovias dos seguintes Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Pará, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Tocantins, Goiás, Amazonas, Piauí e Rondônia.
Em alguns Estados, a Justiça Federal também determinou a aplicação de multas aos caminhoneiros que descumprirem a ordem judicial. No Paraná, a penalidade chega a R$ 100 milhões para as pessoas jurídicas que provocarem obstruções ou dificultarem a passagem nas rodovias federais do Estado.
Em nota, o Ministério da Infraestrutura disse que as decisões judiciais “contemplam os principais acessos e rodovias estratégicas do país, tendo como objetivo central a garantia do pleno funcionamento logístico”. A área também informou que “as forças de segurança estão a postos para manter a ordem e a fluidez em todo o país”.
A greve desta 2ª feira (1º.nov) é organizada por 3 entidades principais, que também participaram da greve de 2018: Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores), CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) e CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas).
O diretor da CNTTL, Carlos Alberto Litti Dahmer, disse que a greve está mantida mesmo com as decisões judiciais em favor da União. Presidente do CNTRC, Plínio Dias, afirmou que os caminhoneiros foram orientados a parar em postos de combustíveis e estacionamentos a partir da meia-noite. Eles falam, no entanto, que não é possível descartar o bloqueio de rodovias.
O presidente da Abrava, Wallace Landim, conhecido como Chorão, disse que a greve é “para que o governo tenha sensibilidade” e mude a política de preços da Petrobras. A estatal segue os preços internacionais do petróleo e já reajustou o preço do diesel 12 vezes em 2021, sendo 9 aumentos e 3 reduções.
“Vamos parar porque a situação está insuportável. A sensação é de que, se nada for feito para modificar a realidade atual, os transportadores autônomos vão acabar”, afirmou Litti. “Os caminhoneiros não têm mais condições de trabalhar”, disse Dias.
Os líderes caminhoneiros dizem que a categoria apoiou o presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2018, mas agora se sente “traída” pelo governo. Criticam a política de preços da Petrobras, a falta de diálogo com o Executivo e as ações judiciais impetradas pela União nesta semana.
Segundo eles, o governo não recorreu à Justiça em 7 de setembro, quando caminhoneiros favoráveis ao governo bloquearam rodovias em todo o país. “É uma covardia o governo fazer isso com a categoria, que apoiou eles. Isso vai ser lembrado na próxima eleição”, afirmou Dias.
As primeiras imagens atribuídas à paralisação começaram a circular pelas redes sociais na madrugada desta 2ª feira (1º.nov). No vídeo abaixo é possível ouvir manifestantes reclamando da repressão policial no Porto de Santos, no litoral paulista. Os caminhoneiros que estão no local contam que a polícia tentou dispersar a manifestação com bombas de gás lacrimogênio, além de ameaçarem usar balas de borracha.
Categoria dividida
Esta não é a 1ª vez que os caminhoneiros tentam fazer uma greve nacional em 2021. As últimas manifestações não tiveram apoio de toda a categoria e, desta vez, não é diferente.
A CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) disse na 6ª feira (29.out.2021) que “não há adesão para qualquer movimento de paralisação ou greve” entre os seus filiados. Também não participarão da greve as seguintes entidades:
Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte do Paraná);
CNT (Confederação Nacional do Transporte);
Sindtanque-MG (Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais).
“Uma paralisação neste momento impactaria negativamente ainda mais a vida do caminhoneiro autônomo, além de trazer reflexos nefastos para a sociedade e para a economia do país”, afirmou a CNTA.
Já a CNT disse a Tarcísio Freitas que as transportadoras não vão parar se houver segurança nas estradas. O ministro disse que o governo garantirá a segurança das vias, por isso a CNT descartou o risco de desabastecimento durante a greve dos caminhoneiros.