Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Cadastramento biométrico eleitoral voltou a ser realizado. Confira o procedimento a ser feito

Cadastramento biométrico eleitoral voltou a ser realizado. Confira o procedimento a ser feito

Imagem: Câmara dos Deputados

Os Cartórios Eleitorais de Minas Gerais voltaram a realizar o cadastramento biométrico dos eleitores. Mas ainda não é obrigatório. Ou seja, quem ainda não fez o cadastramento biométrico, não precisa se preocupar.

Segundo o diretor do cartório eleitoral em Itaúna, Euder Monteiro, muitos eleitores já foram recadastrados automaticamente, porque a Justiça Eleitoral migrou os dados biométricos deles da Carteira de Motorista (CNH), da Carteira de Identidade (RG) ou de outros documentos. Portanto, antes de comparecer ao cartório eleitoral, é importante verificar se os seus dados biométricos já estão constando do cadastro da Justiça Eleitoral (verifique por telefone, no “site” ou pelo aplicativo e-Título).

O procedimento de cadastramento biométrico envolve a colheita das dez digitais dos dedos das mãos, a colheita de uma foto do rosto em alta resolução e a colheita da assinatura em uma tela eletrônica, além da atualização dos dados cadastrais. Portanto, trata-se de um procedimento relativamente demorado. É possível, dependendo do horário, que haja filas, principalmente nas primeiras horas de abertura do cartório.

O cartório eleitoral em Itaúna atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Para ser atendido, basta trazer um documento de identidade original e um comprovante de endereço em seu próprio nome. Se o eleitor já votar na cidade, o comprovante de endereço não será necessário. Se o eleitor não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, será necessário quitar uma multa, tendo em vista que o prazo para se justificar já se encerrou no valor de R$3,51 para cada vez que não votou e não se justificou – essa multa pode ser paga antecipadamente, por meio do “site” da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo).

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *