Bolsonaro fala em assinar “termo” antes de tomar vacina: “responsabilidade é tua”
Fonte: Yahoo Notícias
Jair Bolsonaro (sem partido) tem colecionado declarações que põem em cheque a importância das vacinas contra a Covid-19. Na noite desta segunda-feira (14), o presidente confirmou que tem pronta uma Medida Provisória que aportará R$ 20 bilhões na compra de imunizantes contra a Covid-19, mas fez questão de ressaltar: quem optar pela vacina terá que assinar um “termo de responsabilidade”.
Enquanto a vacinação começa a ser celebrada em alguns países como Inglaterra, EUA e Canadá, o presidente brasileiro parece reticente com a imunização contra o coronavírus, que já vitimou mais de 181 mil brasileiros.
“Tem gente que quer tomar, então toma, a responsabilidade é tua. Se der algum problema aí… espero que não dê”, disse Bolsonaro.
A MP que deve ser assinada nesta terça-feira (15) foi revelada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que se reuniu com Bolsonaro na tarde desta segunda.
“O presidente afirmou que está editando uma medida provisória […] no valor de R$ 20 bilhões para poder comprar todas as vacinas aprovadas pela Anvisa. De fato, segundo ele, todas. Sem exceção”, afirmou Casagrande.
A Anvisa tem sido centro de uma polêmica envolvendo a Coronovac, imunizante do Instituto Butantan desenvolvido em parceria com a chinesa Sinovac. A vacina tem sido vista como disputa política entre Bolsonaro e João Doria (PSDB), governador de São Paulo.