Barragem em Pará de Minas está sob alerta devido às chuvas; em Itaúna nível segue normal
Com a previsão de até 200 mm de chuvas ainda esta semana, a Defesa Civil de Itaúna realizou hoje, 5, mais uma vistoria rotineira na Barragem do Benfica. A barragem segue em nível normal, com apenas 46% do seu reservatório cheio, sem intercorrência e com suas estruturas intactas.
No dia 18 de outubro de 2022 a Barragem do Benfica e a Barragem Dr. Augusto passaram por inspeção de segurança e ambas foram classificadas em estado de normalidade conforme os critérios da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.
A Defesa Civil segue em alerta e prontidão para emergências. Os telefones são: 199, (37) 3241-8158 ou (37) 9 8401-8973 – 24 horas.
Barragem de Pará de Minas
Amirt – Associação Mineira de Rádio e Televisão – A Defesa Civil de Pará de Minas, está monitorando a barragem da Usina de Carioca,. O nível vem aumentando desde o dia primeiro, por conta da elevação do Rio São João.
Na quarta-feira, 4, o órgão emitiu um alerta com possibilidade de chuvas de até 200 milímetros nas próximas 48 horas em toda a Minas Gerais. As regiões que devem ser mais afetada pelas chuvas intensas são: Central, Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Segundo a Defesa Civil do município, a situação está controlada, mas merece atenção. A reserva, que é conhecida como Lago Azul, não é a principal e constitui apenas uma pequena parte da hidrelétrica. A área da represa chega a 24 quilômetros quadrados de extensão.
Em um eventual problema, as cidades afetadas seriam Pitangui, Onça de Pitangui, Conceição do Pará, e Pará de Minas.