Aprovado projeto que propõe a criação de política estadual de promoção de mulheres em espaços de liderança

Foto: Alexandre Netto/ ALMG
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), aprovou nesta quarta-feira, 19, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 2.329/2024, de autoria da deputada Lohanna (PV) que que estabelece diretrizes para a criação da Política Estadual de Promoção de Mulheres Adultas e Jovens em Espaços de Liderança.
Com a aprovação do projeto, Minas Gerais avança na luta pela igualdade de gênero buscando assegurar a participação efetiva de mulheres adultas e jovens em posições de liderança, tanto no setor público quanto privado. A proposta tem como objetivo central garantir a igualdade de gênero no exercício de cargos de liderança, com ênfase na capacitação, apoio e incentivo à participação de mulheres em papéis de destaque em diversos setores da sociedade.
Entre os principais pontos, o projeto sugere ações como o fortalecimento de redes de mulheres líderes, a oferta de programas de mentoria e capacitação e o estímulo à participação feminina em atividades extracurriculares que ajudem no desenvolvimento das habilidades de liderança.
O projeto também prevê a criação de indicadores de desempenho para monitorar a implementação da política, com um observatório específico para acompanhar o avanço da inclusão de mulheres em posições de liderança em todo o território mineiro. Isso permitirá uma avaliação contínua dos resultados e ajustes necessários ao longo do tempo.
De acordo com a deputada Lohanna, o Estado vai avançar em políticas públicas, com a aprovação do projeto, sendo um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Garantir que as mulheres tenham acesso a espaços de liderança, com capacitação e apoio, não é apenas uma questão de equidade, mas também de fortalecimento da democracia e da representatividade. Estamos avançando para que talentos femininos sejam reconhecidos e valorizados em todos os setores”, destacou a deputada.