Apesar da classificação de Itaúna na onda verde pelo Estado, a cidade permanece na onda amarela

Foto: Prefeitura de Itaúna
Por causa do aumento na ocupação de leitos do Hospital Manoel Gonçalves e de casos de contaminação registrados nos últimos dias, a Prefeitura de Itaúna preferiu que a cidade continue seguindo os protocolos da onda amarela como estava nas últimas semanas. Esta decisão cabe sempre aos prefeitos de cada cidade; avançar ou não para a onda de classificação do Programa Minas Consciente, já que cada gestor conhece as características da evolução da propagação do novo coronavírus nas cidades que administram.
Segue na íntegra o comunicado:
COMUNICADO
De acordo com o Programa Minas Consciente a macrorregião Oeste avançou para a “Onda Verde”, e a microrregião que compreende as cidades de Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu e Piracema, foi classificada na “Onda Amarela”. A Prefeitura de Itaúna informa que o Município seguirá a “Onda Amarela”. Mesmo com índices de casos confirmados e mortalidade proporcionais menores, houve um relativo aumento das taxas de ocupação de leitos hospitalares, o que ressalta a importância da população seguir os cuidados necessários de higiene bem como o uso correto da máscara.
Todos os empreendedores do comércio e dos setores de eventos, em especial de bares, restaurantes e casas de shows, também têm participação fundamental para que as regras sejam cumpridas e assim possamos evitar um aumento da transmissão da doença, com consequente elevação da ocupação de leitos do hospital e, consequentemente, retrocesso na flexibilização da atividade econômica do Município.–