SAAE Itaúna anuncia ‘tarifa social’ para famílias de baixa renda
Em vídeo o prefeito de Itaúna Neider Moreira anunciou na última semana que famílias de baixa renda vão ter desconto nas contas de água, uma tarifa social.
No mês passado, em outubro, o SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto, mudou a forma de cobrar o consumo de água dos itaunenses. A tarifa mínima de consumo que era de 15 metros cúbicos deixou de existir, foi zerada. A cobrança passou a ser por consumo real, o consumidor paga pelo que gastar. “Agora, a cobrança é pelo consumo efetivo. Se a pessoa consumir 1 metro cúbico de água, vai pagar por isso”, disse o prefeito no vídeo.
As reclamações são muitas por causa da nova cobrança pelo consumo porque a maioria das contas teve aumento, alguns bastantes significativos. Neider Moreira anunciou que os cidadãos que estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) serão beneficiados com desconto, medida tomada depois de estudo do SAAE por meio da Arisb – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais.
Quem estiver dentro dos requisitos terá desconto de 50% nas tarifas residenciais. Mas, Neider explica que o desconto passa a valer para contas ainda não emitidas. Para ter direito ao benefício a família precisa residir em imóvel cadastrado como categoria residencial; a família estar inscrita no CADÚnico e com o cadastro atualizado; e ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo.
O benefício da tarifa social durará 12 meses quando a família beneficiada deve refazer seu cadastro. O benefício poderá ser cortado se algum ato irregular for detectado pela autarquia.