Escritor itaunense é finalista do prêmio literário “O Jabuti 2021” com a obra “Olimpo Tupiniquim”
Olimpo Tupiniquim é o título do livro do escritor itaunense Magella Moreira e um dos dez finalistas do maior Prêmio Literário Brasileiro – O Jabuti 2021. O autor tem 33 anos, é itaunense, membro e tesoureiro da Academia Itaunense de Letras – AILE, onde ocupa a cadeira de número 12, patroneada pelo escritor baiano Jorge Amado.
Explica o autor: “O nome Olimpo se dá em alusão aos mitos gregos, por serem os mais conhecidos mundialmente, ao passo que Tupiniquim remete às particularidades das narrativas advindas do tupi guarani e das brasilidades”. O livro constitui-se de 23 contos que resgatam a importância do folclore brasileiro.
Prefaciado pelo musicista e multifacetado artista baiano Carlinhos Brown e conta, com depoimentos de duas grandes cantoras Sandra de Sá e Margareth Menezes.
As ilustrações são de Rogério Pedro, artista plástico, da cidade de Campinas – SP, mundialmente conhecido por suas obras e pela linguagem “Palavras de cor”. Com esta linguagem artística, Rogério Pedro escreve sua trajetória em telas, cenografia, pintura mural, ilustrações publicitárias e editoriais. Suas obras alcançam notoriedade no mercado nacional e internacional. Participou de importantes projetos no Brasil, Vienna, Buenos Aires, Miami, Fort Lauderdale, Nova Iorque, França, Espanha, Suíça, Alemanha e Dubai. Entre os seus clientes destacam-se Adobe, Red Bull, Uber, Kellogg’s, Canal GNT, Rede Globo, Apple Instituto Ayrton Senna e parcerias com artistas consagrados da música como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Sandra de Sá. As ilustrações do renomado artista Rogério Pedro são verdadeiras obras de arte que abrilhantam a narrativa do escritor. Foram impressos 2000 livros com o patrocínio das empresas J. Mendes e Farmix.
Com vistas a democratização de acesso à leitura, o livro será ofertado gratuitamente às secretarias de educação e cultura de várias cidades, destinados a bibliotecas públicas, centros culturais, academias de letras e projetos sociais. Entre elas Itaúna, Belo Horizonte, Desterro de Entre Rios, Divinópolis, Piracema, Pará de Minas, Formiga, Cordisburgo, Congonhas, Mariana e Ouro Preto, algumas já contempladas.
No dia 26/07/21, Magella Moreira se reuniu em Salvador – BA com o ilustrador Rogério Pedro e com o cantor Carlinhos Brown para lançamento e entrega de livros ao Pracatum, projeto social coordenado pelo cantor baiano.
Autor e ilustrador também se reuniram com a cantora Margareth Menezes e com o estilista Junior Rocha da marca Meninos Rei, que estará presente na edição 2021 do São Paulo Fashion Week e com o cantor Lazzo Matumbi.
No dia 3/9/21 Magella Moreira esteve em Belo Horizonte com o presidente da Academia Mineira de Letras – AML, Rogério Faria Tavares, para entregar exemplares da obra aos acadêmicos e para o acervo da academia. O encontro foi profícuo e agradável, ocasião em que o escritor foi apresentado a um grupo de editores da capital mineira.
No dia 8/9/21 o autor visitou a capital federal Brasília, para uma reunião amistosa com o diplomata brasileiro Júlio Silva e entrega de livros para serem distribuídos em 30 países onde o Brasil possui Centros Culturais.
No dia 06/11/21 o Presidente da Academia Itaunense de Letras-AILE, Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro, fez entrega de exemplares aos integrantes da Academia Formiguense de Letras – AFL, durante cerimônia de posse de novos acadêmicos.
Alguns países já receberam os exemplares e dois deles já convidaram o autor para realização de live acerca do Olimpo Tupiniquim, Panamá e Peru. A live com o Peru acontecerá às 13:00, horário de Brasília no dia 24/11/21 e com o Panamá, no dia 14/01/22 às 21:00.
O livro – Olimpo Tupiniquim – foi indicado para concorrer ao Prêmio Jabuti 2021, na categoria ilustração e tornou-se um dos 10 finalistas. Foram 3422 inscrições ao prêmio, que se encontra na sua 63ª edição.
O anúncio dos 10 finalistas foi feito no dia 9/11/21 através do site do prêmio. No dia 16/11/21 serão comunicados os 5 finalistas e no dia 25 de novembro será a Cerimônia de premiação (virtual) onde serão apresentados os grandes vencedores de cada categoria.
Alguns dos escritores brasileiros já contemplados com o Prêmio Jabuti: Jorge Amado, Chico Buarque, Nelson Rodrigues, Hilda Hilst, Fernando Sabino e Adélia Prado.
O livro participou no dia 15/10/21 da Bienal Literária da Bratislava – Eslováquia – como um dos finalistas, mas não foipremiado.
Em dezembro, será lançado o site do livro onde estará disponível o audiolivro gratuitamente (narrado por Carlinhos Brown) para pessoas com deficiência visual. Além do áudio livro, o site terá galeria de fotos e o e-book da obra.
O livro proporcionou ao autor Magella Moreira novas amizades no meio artístico, uma delas é o ator da série da Netflix, Cidade Invisível, Samuel de Assis, que fará o prefácio de seu próximo livro a ser lançado em 2022.
Centros que já receberam o Olimpo Tupiniquim:
Artigas – Núcleo de Estudos Brasileiros em Artigas / Assunção – Centro de Estudos Brasileiros em Assunção/ Barcelona – Centro Cultural do Brasil em Barcelona/ Beirute – Centro Cultural Brasil-Líbano / Bissau – Centro Cultural Brasil-Guiné Bissau/ Buenos Aires – Centro Cultural Brasil-Argentina/ Guatemala – Núcleo de Estudos Brasileiros em Guatemala/ Georgetown – Centro Cultural Brasil-Guiana/ Helsinque – Centro Cultural Brasil-Finlândia / La Paz – Centro Cultural Brasil-Bolívia/ Lima – Centro Cultural Brasil-Peru Luanda – Centro Cultural Brasil-Angola/ Malabo – Núcleo de Estudos Brasileiros em Malabo/ Manágua – Centro Cultural Brasil-Nicarágua/ Maputo – Centro Cultural Brasil-Moçambique/ México – Centro Cultural Brasil-México/ Panamá – Centro Cultural Brasil-Panamá/ Paramaribo – Centro Cultural Brasil-Suriname/ Porto Príncipe – Centro Cultural Brasil-Haiti/ Praia – Centro Cultural Brasil-Cabo Verde/Pretória – Centro Cultural Brasil-África do Sul Rio Branco – Núcleo de Estudos Brasileiros em Rio Branco (Uruguai) Roma – Centro Cultural Brasil-Itália/ Escolas de Miami – EUA/ Santiago – Centro Cultural Brasil-Chile/ São Domingos – Centro Cultural Brasil-República Dominicana/ São Salvador – Centro Cultural Brasil-El Salvador/ São Tomé – Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe Tel Aviv – Centro Cultural Brasileiro em Israel
O autor
Magella Moreira é Engenheiro de Produção e Mestre em Administração por formação, mas a vida o fez escritor por paixão e vocação. Desde tenra idade é leitor assíduo, com participação em vários concursos literários. Em seu primeiro livro “Nota de Falecimento”, ele descreve o que foi sua infância junto à doméstica de sua casa. No segundo “aLto” ajuda, ele fala da importância de Deus no tratamento da depressão e no terceiro, “Olimpo Tupiniquim”, narra os principais mitos do lendário brasileiro com o intuito de manter viva essa cultura. Membro da Academia Itaunense de Letras – AILE, ocupa a cadeira de número 12, patroneada pelo escritor baiano Jorge Amado.