Cartórios brasileiros passam a receber denúncias de violência doméstica
Mais de 13 mil cartórios no país vão participar da Campanha Sinal Vermelho para prestar auxílio “discreto e sigiloso” às mulheres
Depois das farmácias os cartórios brasileiros serão também ponto de apoio para as mulheres vítimas de violência doméstica. Os cartórios, mais 13 mil em todo o país, passaram a fazer parte da campanha Sinal Vermelho. A mulher que se encontra em situação de vulnerabilidade poderá desenhar um X em vermelho na palma da mão e, de forma discreta e segura, sinalizar para os funcionários do cartório que tem sofrido qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico. Cabe ao colaborador do cartório acionar a polícia.
Todas as unidades do país receberão vídeos, cartilha, cartazes e materiais para treinamento dos funcionários que deverão oferecer auxílio a estas mulheres. Cada unidade terá uma sala reservada para que a mulher fique protegida até a chegada da Polícia. Se ela não quiser ou não puder naquele momento, os seus dados devem ser anotados como nome, CPF, RG e telefone, para serem entregues às autoridades responsáveis.