12 pessoas perderam R$90 mil em golpe em Itaúna
Delegado alerta população contra o golpe
O golpe que vem sendo aplicado através de ligações telefônicas de falsos atendentes de agências bancárias foi motivo de alerta do delegado da Polícia Civil em Itaúna para a população da cidade.
Segundo o delegado Leonardo Moreira Pio, 12 pessoas, a maioria idosos, foram vítimas do golpe nos últimos 30 dias, causando um prejuízo de cerca de R$ 90 mil.
Uma pessoa se passando por funcionário de uma instituição bancária liga para a vítima pedindo para confirmar seus dados como senhas, cartões, etc.
O falso funcionário segura a vítima no telefone, enquanto um outro falso funcionário do banco vai até a sua casa para recolher cartões e senhas. O golpe é dado ainda nas imediações das agências bancárias.
Leonardo Pio lembra que todo o cuidado é pouco. O cliente bancário deve buscar este tipo de atendimento somente de forma presencial ou com seu gerente de conta, pessoa de seu conhecimento. Em caso de dúvidas o cliente deve utilizar do número de telefone que consta no verso do seu cartão, os canais oficiais do seu banco.
Para defender ainda mais as pessoas idosas, os filhos devem conversar com seus pais e avós e explicar que não podem dar este tipo de informação pelo telefone a ninguém.
Para ajudar a população se defender destes golpes a Polícia Civil lançou a cartilha “Golpe, só se for nos criminosos”.
Confira a cartilha: CARTILHA_GOLPES