Deputado Gustavo Mitre busca homologação e habilitação do Serviço de Hemodinâmica no Hospital Manoel Gonçalves
O secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, e o deputado Gustavo Mitre
Uma reunião no dia 1 de setembro na Secretaria de Estado da Saúde, discutiu a homologação e habilitação do Serviço de Hemodinâmica (alta complexidade em cardiologia e procedimentos endovasculares intervencionistas) do Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira. Para a efetivação do serviço ainda faltam alguns trâmites na esfera estadual para a homologação e a habilitação em nível federal, junto ao Ministério da Saúde.
No mês de agosto, o pedido do Hospital foi barrado pelo Estado, o que levou a provedora Marilda França Chaves entrar em contato com Gustavo Mitre pedindo sua intervenção para solucionar a demanda.
Gustavo levou o pedido ao secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, e sua equipe técnica. Na reunião estavam ainda o prefeito de Itaúna, Neider Moreira, o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira e os membros da provedoria do Hospital, Marilda Chaves, Francisco Mourão e Antônio Guerra.
O secretário Fábio Baccheretti se dispôs a analisar em caráter de urgência o que será necessário para revisar os pareceres técnicos emitidos pelo governo do estado e, consequentemente, a possibilidade de reencaminhar o pedido de credenciamento e habilitação do Serviço de Hemodinâmica para o Ministério da Saúde.
ENTENDA O CASO
Em 2 de dezembro de 2019, o deputado Gustavo Mitre intermediou junto à Superintendência Regional de Saúde do governo do estado, em Divinópolis, uma reunião com as presenças da provedora do Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira Marilda Chaves, do prefeito de Itaúna, Neider Moreira, do secretário municipal de Saúde, Fernando Meira, e o então superintendente regional de Saúde, Alan Rodrigo. O motivo da reunião foi a assinatura para a homologação estadual do Serviço de Hemodinâmica no Hospital Manoel Gonçalves.
Simultaneamente, através dos empresários do Grupo J. Mendes era iniciada no Hospital Manoel Gonçalves a construção do novo prédio que será utilizado para a implantação do Centro de Hemodinâmica.
No entanto, por já haver um pedido de homologação, anteriormente protocolado no ministério da Saúde, solicitado pelo município de Formiga, a demanda do Hospital Manoel Gonçalves ficou paralisada, até que foi recentemente barrada pelo estado.