Baixo número de novas infecções não indica fim da pandemia
No boletim do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus de Itaúna, desta sexta-feira, dia 2 de julho, veio o registro de 4 novos casos de contaminação na cidade, menor número em meses.
Mas, antes de comemorar é preciso precaução porque a pandemia não acabou. A vacinação tem avançado, mas os casos graves não dão trégua, basta acompanhar os números diários da lotação do CTI Covid do Hospital Manoel Gonçalves. Os cuidados como higienização constante das mãos, distanciamento social e uso constante de máscara não podem ser relaxados até que a vacinação atinja pelo menos 70% da população itaunense.
Os novos casos são de mulheres com menos de 50 anos e uma criança com menos de 10 anos.
O total de contaminados na cidade, desde o início da pandemia é de 11.025 pessoas. Ainda estão sendo tratadas da doença 158 pessoas, 19 delas hospitalizadas e 16 estão no CTI. O número de mortes fechou a semana em 252.
Apesar da diminuição no número de registros de novos casos de contaminação pela Covid-19 e o ligeiro fôlego que a enfermaria Covid do Hospital Manoel Gonçalves teve durante esta semana, o CTI continua lotado.
Nesta sexta-feira, dia 2 de julho, o número total de pacientes continuava de 33 pessoas.
O CTI estava com 19 pacientes, 18 deles positivos para a contaminação, 15 são itaunenses.
Na enfermaria Covid estavam 14 pacientes, nove de Itaúna com cinco positivos e cinco pessoas também positivas das demais cidades da microrregião.
FAIXA ETÁRIA DOS INTERNADOS
De 20 a 30 anos, um paciente; Dois pacientes de 31 a 40 anos; nove têm de 41 a 50 anos; 12 têm de 51 a 60 anos; dois paciente têm de 61 a 70 anos e acima de 70 anos estão sete pacientes.
Estado nega vacinação contra a Covid-19 de doses vencidas
A Secretaria de Estado de Saúde negou que vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento.
Segundo a nota, é feito um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 Unidades Regionais de Saúde.