Covid-19: 471 novos infectados e 13 mortes em sete dias
A expectativa de Itaúna evoluir para a onda amarela está bem longe de ser tornar realidade. Quando a contaminação pelo novo coronavírus parecia dar uma trégua, diminuindo o número de casos, esperança de pelo menos continuar na onda vermelha do programa do Estado, Minas Consciente, vem uma semana inteira de muitos casos diários, muitas mortes, muitas internações, um verdadeiro caos.
De sábado, dia 15 até esta sexta-feira, dia 21 de maio, sete dias, mais 471 pessoas receberam diagnósticos positivos para a doença e 13 pessoas morreram. Muitos casos assim refletem no número de pessoas que precisam de internação e mais uma vez o hospital vive lotado com ocupação máxima todos os dias.
No último boletim do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus de Itaúna, veio a informação que a cidade já passou dos nove mil contaminados e outro número também bastante expressivo é o de pessoas que ainda lutam contra a doença, que ainda têm o vírus ativo em seus organismos, 575.
Nesta semana, após reunião no governo do Estado, da comissão que analisa o Programa Minas Consciente foi determinado que a microrregião de Itaúna permanecesse na onda vermelha por mais uma semana. E a cidade corre risco de voltar à onda roxa já que os números mostram que a cidade não cooperou para que afastar a possibilidade e os números só crescem.
Vacina da Pfizer
Itaúna recebeu 1.170 doses da vacina da Pfizer e vai imunizar nos dias 25, 26 e 27 no estacionamento da AVACCI, pessoas com comorbidades maiores de 18 anos, pacientes diabéticos e hipertensos, pessoas com obesidade mórbida (IMC > ou = 40), além dos idosos com mais de 60 anos que ainda não foram vacinados.