Prefeitura de Itaúna inaugura nova sede
A nova sede da Prefeitura de Itaúna, no Boulevard Lago Sul, foi inaugurada na sexta-feira, dia 12 de fevereiro.
O espaço, com 3.766,23 m² de área construída, reúne as principais secretarias e serviços da Administração Municipal, facilitando acesso/utilização da comunidade e proporcionando melhores condições de trabalho para os servidores. A nova estrutura atende também a acessibilidade de pessoas com deficiências em múltiplas necessidades. A partir de agora estarão reunidas num mesmo prédio as pastas de Administração; Finanças; Procuradoria; Controladoria; Gabinetes Oficiais; Regulação Urbana; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura; Planejamento e Governo; e Chefia de Gabinete. Três linhas de ônibus já atendem a região da nova Prefeitura atualmente.
Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), secretarias de Saúde, Educação e Infraestrutura continuarão em suas sedes próprias. O IMP (Instituto Municipal de Previdência) manterá seu endereço de atendimento no centro da cidade e a Secretaria de Esportes e Lazer aguarda instruções sobre a mudança ou não para a nova sede. De acordo com o prefeito Neider Moreira, “a mudança só trouxe pontos positivos, desde a questão de ergonomia para funcionários, estar em área verde e mais sossegada para o trabalho, além da melhor logística entre secretarias num mesmo espaço, facilidade de estacionamento, dentre outros. Fizemos adequação do projeto em 2017, economizamos e hoje somos este novo cartão-postal da cidade. Toda a obra já está paga, economizando muitos dos aluguéis que estávamos pagando até então”, afirma.
A nova sede recebeu o nome do ex-prefeito e médico Dr. Antônio Augusto de Lima Coutinho, Dr Coutinho como era chamado,
Biografia resumida do Dr. ANTÔNIO AUGUSTO DE LIMA COUTINHO
Dr. Coutinho nasceu em Ouro Preto aos 12 de abril de 1898. Era filho de Pedro Artur de Souza Coutinho e Felicíssima Ricardina Coutinho. Em 1907, mudou-se para Belo Horizonte por motivo de trabalho do pai, prosseguindo os estudos primários e secundários. A juventude e vida adulta foram marcadas pela religiosidade, estudos (inclusive da língua francesa) e o sonho em tornar-se médico. Entrou para a Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, em 1916, formando-se seis anos mais tarde pela Faculdade da Praia Vermelha, do Rio de Janeiro.
A convite do tio, Agripino Lima, passou a trabalhar em Itaúna, em 1923, atuando na especialidade de ginecologia. Dr. Coutinho, além de clínico geral, assumiu a chefia do setor cirúrgico da então Santa Casa de Itaúna, que atendia toda a região. Publicou, em 1932, a obra “A Messe de um Decênio”, com relatos de sua experiência pessoal na profissão. Casou-se, em 1924, com Nair Chaves, com quem teve dez filhos. Foi professor de francês e psicologia na Escola Normal (hoje Escola Estadual de Itaúna), onde sua esposa foi Diretora da instituição.
Uma de suas primeiras participações na vida pública de Itaúna foi na Revolução de 1930. Também participou do Conselho Consultivo que substituiu a extinta Câmara Municipal. Foi Prefeito entre 14 de dezembro de 1947 e 31 de janeiro de 1951, sendo o primeiro após a reconstitucionalização do país após a queda de Getúlio Vargas. Iniciou, em seu governo, a projeção da Barragem do Benfica, tendo como parceiros a Companhia Industrial Itaunense e a Companhia de Tecidos Santanense. Foi fundador e presidente do Rotary de Itaúna, falecendo aos 84 anos em 10 de junho de 1982.