Usiminas é eleita “Empresa Excelência de Minas Gerais 2020”
A atuação da Mineração Usiminas (Musa) entre os anos de 2019 e 2020 colocou a companhia em evidência no Ranking de Empresas Mineiras de 2020. O balanço da Mercado Comum, publicação nacional de Economia, Finanças e Negócios, tem como objetivo o reconhecimento das empresas que mais se destacaram no Estado desde o ano passado. Dentre elas, a Musa foi destaque no Setor Mineral.
As empresas participantes foram definidas a partir de processo técnico e estudos que abrangeram as atividades econômicas, desempenho operacional e resultados financeiros. Com uma posição consolidada no setor, a Musa destacou-se também pelos investimentos e projetos focados na segurança, também abordados na publicação especial.
Entre as iniciativas relevantes citadas pela revista estão a criação do Centro de Controle Integrado, com uso de tecnologia de ponta, para o monitoramento contínuo das operações e foco na prevenção; a política permanente de treinamento e apoio aos moradores das comunidades do entorno da unidade; além da instalação de Equipe de Apoio na Zona de Autossalvamento (ZAS) com bombeiros treinados para atendimento a emergências. Outro destaque foi a implantação do projeto de Filtragem e Disposição de Rejeitos, também conhecido como Dry Stacking, sistema que permitirá o fim do uso de barragens para o depósito dos resíduos do beneficiamento do minério de ferro.
“Para nós da Mineração Usiminas esse reconhecimento é um verdadeiro privilégio e uma mensagem de que estamos no caminho certo. O nosso principal valor é a segurança operacional e da população ao redor em geral. E trabalhamos para garantir a sustentabilidade da empresa, para continuarmos a contribuir com a geração de emprego e renda, com o desenvolvimento sustentável de Itatiaiuçu e a região”, afirma o diretor presidente da companhia, Carlos Rezzonico.
Relacionamento com jornalistas
A Usiminas está novamente entre as companhias brasileiras vencedoras da 10ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. Eleita na categoria Siderurgia e Metalurgia, a premiação foi entregue à Usiminas em evento virtual nessa quarta-feira (2).
A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, reforça que o prêmio é resultado do empenho diário da companhia em estabelecer diálogos transparentes com os mais diversos públicos. “A imprensa e os jornalistas têm um peso bastante relevante quando falamos de diálogo e comunicação por representarem as vozes da sociedade e disseminarem informações importantes para o dia a dia das pessoas. Esse prêmio, então, se torna ainda mais relevante e um forte indicativo que estamos trilhando uma trajetória positiva”, avalia a diretora.
O evento é uma iniciativa da plataforma Negócios da Comunicação e do Centro de Estudos da Comunicação (Cecom), de São Paulo, e faz parte da programação do Fórum de Jornalismo Regional e Especializado 2020, que prossegue até amanhã (3), ao vivo no Youtube. A escolha dos ganhadores é feita por meio de voto livre e direto de jornalistas de todo o país e auditada pela consultoria BDO Brazil.