Em sete dias Itaúna registra mais 219 infectados pelo Novo Coronavírus
Desde sábado, dia 14 de novembro, os resultados positivos de exames de diagnóstico para o Novo Coronavírus subiram assustadoramente. Em três dias, sábado, domingo e segunda-feira o comitê de enfrentamento ao Novo Coronavírus de Itaúna registrou novos 69 casos, média de 23 por dia.
O número assustou pela soma dos três dias, mas nos dias seguintes, os novos casos de infecção registrados em 24 horas, mostraram que a contaminação estava crescendo entre os itaunenses. A terça-feira trouxe 40 casos em um único dia e na quarta-feira foram 46 em apenas 24 horas. Na quinta-feira, um pequeno alívio, mas ainda muitos casos de novas infecções, 36.
Nesta sexta-feira o boletim divulgado pelo comitê trouxe 28 novos casos. Na semana, em sete dias totalizam 219 casos. Durante todo o período da pandemia são 1.681 pessoas que foram testadas positivas oficialmente. Destes 1.517 são consideradas recuperadas e 136 ainda estão contaminadas. São 28 mortes até esta data de sexta-feira e um caso de falecimento suspeito de ter sido provocado pelo vírus.
Os novos casos registrados nesta sexta-feira são 14 mulheres de idades entre 7 e 69 e 14 homens entre 17 e 62 anos.
Internações
Pela primeira vez na semana o CTI -Centro de Terapia Intensivo – do Hospital Manoel Gonçalves não tem lotação de 100% nos leitos do SUS. Nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, sete pacientes ocupavam estes leitos para tratamento da Covid-19. Cinco pacientes eram da cidade de Itaúna, dois com diagnostico positivo, um negativo e um aguardando resultado.
Os outros dois leitos estavam ocupados por pacientes das cidades que compõem a microrregião de Itaúna: Itatiaiuçu, Piracema e Itaguara. Um deles estava aguardando resultado de exame e outro já foi testado positivo.
Durante toda a semana o CTI teve oito pacientes.
Na enfermaria o número de internados aumentou nesta sexta-feira. Eram sete pacientes também. Seis da cidade de Itaúna, dois já testados positivo para a doença e quatro seguiam aguardando diagnóstico. Apenas um paciente da microrregião estava na enfermaria e ele também aguardava resultado de exame.
Serviços essenciais que podem funcionar na onda vermelha
Com a regressão de Itaúna para a onda vermelha a cidade deveria fechar parte dos serviços que hoje estão em funcionamento, mas o Executivo optou, mais uma vez, seguir na onda amarela e deixar como está.
Os serviços que poderiam continuar seriam:
- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
-Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; - Ambulantes de alimentos;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil ;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.