Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Formatura marca encerramento de cursos do Observatório da Diversidade Cultural

Formatura marca encerramento de cursos do Observatório da Diversidade Cultural

Com patrocínio da Mineração Usiminas, comunidade participou de oficinas gratuitas sobre cultura e sustentabilidade (Fotos: divulgação)

As aulas dos cursos gratuitos “Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) e Diversidade Cultural” e “Produção Cultural Sustentável”, oferecidas pelo Observatório da Diversidade Cultural, foram concluídas em Itatiaiuçu. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, mais de 15 pessoas se formaram. Ao todo, foram mais de 20 horas-aula em formato presencial, na Escola Municipal João Marques Machado. 

Na primeira oficina, em dois encontros, os participantes trabalharam o uso e a compreensão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em prol do desenvolvimento social, e sua interface com o campo da diversidade cultural.

Já no curso “Produção Cultural Sustentável”, a comunidade debateu, em quatro aulas, a articulação conceitual e prática dos princípios e metodologias da economia criativa e solidária em prol do desenvolvimento de projetos socioculturais sustentáveis e colaborativos. 

“Foi muito importante para mim e, com certeza, para todos os participantes, porque vamos poder multiplicar o que aprendemos para a comunidade. Na oficina, expandimos a nossa mente e concluímos o curso com mais perspectivas para concretizar ideias”, declara Adriana Freitas, uma das beneficiadas pelo projeto. 

Para Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas, há muito propósito em se priorizar o acesso à formação. “Ver as pessoas saindo dos cursos cheias de novas propostas e prontas para compartilhar conhecimento e arte intensifica nossa força e nos mostra que estamos no caminho certo, naquele que leva à autonomia das comunidades”, comenta. 

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *