Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Tudo pronto para a decisão dos 69.772 eleitores nas urnas no domingo

Tudo pronto para a decisão dos 69.772 eleitores nas urnas no domingo

No domingo Itaúna vai às urnas para escolher o prefeito que vai governar a cidade pelos próximos quatro anos e 17 vereadores para comporem a próxima legislatura.
São 820 mesários que vão receber 69.772 mil eleitores em uma eleição que este ano exige cuidados maiores que os de apenas segurança. Este ano, com a pandemia, os mesários terão que fazer os eleitores respeitarem todas as regras sanitárias para que a contaminação não seja um dos resultados na cidade além do das urnas.
O Cartório Eleitoral já preparou todas as urnas, todos os procedimentos já foram discutidos como a segurança do pleito, o transporte das 205 urnas para as 205 seções e depois de volta para o Cartório Eleitoral. Hoje, dia 13 de novembro as urnas passam pela checagem final.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Euder Monteiro, as seções receberão “kit Covid”, com material para proteção dos mesários e dos eleitores, principalmente máscaras e álcool em gel. Os eleitores devem sair de casa usando máscaras, levar sua própria caneta para assinar a folha de votação e manter o distanciamento mínimo de um metro com outro eleitor na fila de votação.
A votação tem início às 7h e até as 10 horas o TSE pede para que os idosos e pessoas dos chamados grupos de risco tenham prioridade na hora da votação. O pleito segue até as 17 horas.

Apuração dos votos
A apuração das eleições municipais este ano em Itaúna não será realizada como todos os anos no cartório eleitoral devido à pandemia de covid-19. O novo local será o salão do júri do Fórum Des. Mário Matos, tendo em vista o pouco espaço no cartório eleitoral.
A imprensa e os fiscais partidários poderão acompanhar a apuração do salão do júri, onde, provavelmente, haverá um telão com os dados de divulgação (os dados divulgados serão os mesmos da internet).
O chefe do cartório em Itaúna, Euder Monteiro pede que, para evitar aglomeração, só compareça um fiscal de cada partido ou de cada coligação, bem como um representante de cada órgão da imprensa local.
Parte dos membros da Junta Eleitoral ficará no cartório eleitoral, para realizar outros procedimentos de totalização e para o recebimento das urnas eletrônicas após a votação. A documentação das seções eleitorais irá para o fórum, para análise dos membros da Junta, e as urnas eletrônicas voltarão para o cartório eleitoral diretamente.

Até as 22 horas Itaúna conhecerá o seu novo chefe do Executivo.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *