Espetáculos com temática ambiental visitam escolas públicas de Itatiaiuçu
Fotos: divulgação
Com patrocínio da Mineração Usiminas, projeto busca, por meio de apresentações artísticas, conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente
Nesta semana, o “Pegadas da Serra” realizou mais uma série de visitas as escolas municipais de Itatiaiuçu com intervenções artísticas voltadas à temática ambiental. Em agosto, foi a vez do espetáculo game “Defensores da Biodiversidade”. Realizado pela Lima Produções Culturais, o projeto conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu.
Na dinâmica, os alunos precisaram vencer os desafios impostos pelo ser humano no trato com o meio ambiente para chegar o mais próximo possível de ser um “Defensor da Biodiversidade”. A cada rodada, um integrante de cada grupo foi convidado a jogar, pontuando a cada acerto e avançando casas no tabuleiro. No fim, a equipe que chegou mais próximo da última casa, ganhou.
“Eu gostei muito, os meninos também. Foi uma experiência excelente. É legal ver que a iniciativa preza por ensinar enquanto diverte. Achei muito importante a forma como o tema foi tratado, com ludicidade para as nossas crianças, além é claro de reforçar o aprendizado com recursos pedagógicos e didáticos”, comenta Luciene das Mercês e Silva Oliveira, professora na Escola Municipal Balbina Antunes Penido.
A iniciativa se estende até outubro, com novas visitas e outras abordagens ambientais, a fim de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a natureza. Ao todo, cada escola receberá quatro peças teatrais. Anteriormente, as instituições de ensino beneficiadas assistiram ao espetáculo “Filhos da Mãe Natureza”.
Esse projeto reforça a atuação social da Mineração Usiminas, materializada pelo programa de monitoramento ambiental da companhia, em prol do desenvolvimento sustentável das comunidades das quais faz parte.
“Temos em nosso escopo o Pegadas da Serra Azul, programa que monitora a fauna e nos permite acompanhar informações biológicas e movimentos de lobos-guará e felinos, garantindo ações para conservar as espécies. E é gratificante apoiar projetos que fazem sinergia com esses compromissos sociais, reverberando educação ambiental de forma leve e contagiante”, comenta a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.