Lohanna debate assistência estudantil em universidades públicas
Foto: Guilherme Bergamini /ALMG
A deputada Lohanna participou na manhã desta segunda-feira, 21, do debate público sobre a assistência estudantil nas universidades estaduais que ocorreu na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento acontece ao longo de todo o dia e busca alternativas para melhoria da permanência estudantil e da assistência aos estudantes.
Com o tema “Assistência estudantil nas universidades estaduais – da assistência que temos à assistência que queremos: estratégias e ações para o seu aprimoramento” o debate visa discutir os desafios para a consolidação e possibilidades de aprimoramento do programa de assistência estudantil das universidades estaduais, instituído pela Lei 22.570, de 2017, a fim de avançar na construção de alternativas para melhoria das condições de permanência dos estudantes na educação superior em Minas Gerais.
A deputada Lohanna ressaltou que a alimentação estudantil e o acesso e permanência na universidade pública são direitos dos estudantes e que o governo Zema tem uma política de desmonte da educação, chegando inclusive a mencionar a privatização das universidades estaduais. “O estudante não quer só acessar a universidade pública, quer permanecer e a partir da permanência quer mudar Minas Gerais e o Brasil. A gente precisa ir além e fazer as discussões com os avanços que precisamosl”, destacou.
Lohanna lembrou que o debate busca fazer uma avaliação da assistência estudantil como um todo no Estado, além de buscar alternativas para sua melhoria e aumento dos valores para os estudantes.