Festa do Reinado poderá soltar fogos de artifício?
Às vésperas de mais uma festa de Reinado uma polêmica viralizou nas redes sociais de forma lamentável.
Uma jovem postou um vídeo reclamando do barulho no domingo, 6, do que ela chamou de “batuque” e dos fogos marcando a saída da imagem de Nossa Senhora do Rosário da Igreja da Matriz para a Igreja do Rosário.
A festa do Reinado, tradicional em várias cidades de toda Minas Gerais, é muito prestigiada na cidade e é uma festa religiosa e cultural que faz parte do patrimônio da cidade. O seu ponto alto, que é feriado no município, é dia 15 de agosto, mas durante todo o mês Nossa Senhora do Rosário recebe homenagens.
Em resposta ao vídeo da moça os congadeiros fizeram uma manifestação no Alto do Rosário, local da festa, dançando e cantando que os participantes da festa não são b**ta como ela disse, são congadeiros.
A moça se desculpou pelo vídeo postado e que foi considerado por manifestação de intolerância religiosa.
Ela reclamou da cantoria e da música, mas também reclamou dos fogos de artifício, que são proibidos na cidade.
Quando a lei proibindo os fogos de artifício foi criada e aprovada, o jornal GAZETA se manifestou sobre o fato de que seria uma lei só de papel, porque não há fiscalização para este tipo de coisa. É um jogo de futebol, é uma comemoração qualquer, são manifestações como estas das homenagens a Nossa do Senhora do Rosário… Sempre haverá a soltura dos fogos. Mas, agora levanta-se a questão: os congadeiros serão proibidos de soltar os fogos?