Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Usiminas mantém parceria de prevenção e combate a incêndios até o fim do período seco

Usiminas mantém parceria de prevenção e combate a incêndios até o fim do período seco

Brigadistas da AMDA recebem no combate a incêndios florestais (divulgação)

A presença da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA) durante a época de estiagem traz importantes ganhos para a Serra Azul. Por meio de contrato viabilizado pela parceria da Mineração Usiminas com a ArcelorMittal, a entidade disponibiliza uma brigada para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais na região da Serra Azul.

O trabalho é reforçado entre os meses de junho e outubro porque o tempo seco favorece as queimadas, que representam um grave problema, causando prejuízos à fauna, à flora e à saúde e segurança. No período, profissionais qualificados e devidamente equipados ficam a postos para combater o fogo dentro e fora das áreas das mineradoras, abrangendo as Áreas de Conservação Ambiental.

A atuação visando a conservação dos recursos naturais na região da Serra Azul está alinhada à Agenda ESG (da sigla em inglês, Ambiental, Social e Governança) da Mineração Usiminas. Em caso de princípio de incêndio nas comunidades ou em propriedades do entorno da Serra Azul, a AMDA pode ser acionada pelo telefone (31) 9 9235-0304.

Atenção às estradas

São muitos os prejuízos causados pelas queimadas, que comprometem a vida em geral.  O fogo prejudica o solo, a qualidade do ar e da água, além de destruir o abrigo de diversos animais que vivem nas matas e precisam fugir em busca de locais seguros nas comunidades próximas. E ao transitar, acabam gerando riscos de acidentes nas estradas.

Portanto, os motoristas devem redobrar os cuidados ao trafegar pela região. Ao notar focos de incêndios, o ideal é reduzir a velocidade e prestar atenção às margens da estrada, para evitar colidir com animais fugindo do fogo. Também é importante redobrar a atenção à sinalização, presente nas áreas onde a presença de animais silvestres é mais comum.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *