SPFW 25 anos Primeiro Dia
PRIMEIRO DIA 04/11/2020
O São Paulo Fashion Week (SPFW) começou na ultima quarta 04/11 com um formato inédito para comemorar os 25 anos de história do evento.
Quem abriu o SPFW foi Fernanda Yamamoto com a coleção inspirada por palíndromo: palavras que podem ser lidas da mesma forma, tanto da forma tradicional como de trás para frente.
VICTOR HUGO MATTOS O filme tem a voz da cantora Letrux e traz um recorte sublime de uma volta completa do Sol. Desde o seu nascimento no Universo e o alvorecer diário; passa pelo esplendor do meio dia, seu ápice; a hora em que a Natureza muda de guarda, o entardecer; a chegada da noite, com suas sombras e incertezas, e então a possibilidade de um novo amanhã, quando o astro emerge novamente no horizonte.
IRRITA Depois de participar várias vezes do SPFW com a extinta Neon (grife que comandou ao lado de Dudu Bertholini de 2003 a 2013), Rita Comparato retorna ao evento com sua etiqueta própria, a Irrita. “Meu sonho sempre foi fazer figurino para balé. A modelagem da Irrita fica linda em movimento”, conta ela, que escalou bailarinas para vestir as peças em sua apresentação digital. Além do trabalho primoroso com estamparia, suas criações têm silhuetas confortáveis, elegantes e democráticas, pensadas para vestir bem diferentes corpos. Destaque para o print de mola criado pelo artista gráfico Andrés Sandoval, antigo parceiro e amigo de Rita, e para a estampa desenvolvida a partir de desenhos da viagem da estilista para o Panamá junto com o artista plástico Rafael Silvares.
ISABELA CAPETO A abordagem não foi diferente com Isabela Capeto, que, em vez de transmitir uma gravação com modelos desfilando optou por um vídeo feito na sua própria casa no Rio de Janeiro, experimentou o novo. “Pra mim é tudo muito novo. Eu aprendi a viver de outra maneira dentro da minha própria casa”, refletiu a estilista.
ÀLG marca de Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch, investiu no tradicional, mas não tão tradicional, com um desfile de modelos como já estamos habituados a assstir. A marca, como contou Herchcovitch que fez uma nova estreia na SPFW, apresentou a mistura entre o fashion e o street ao trazer peças de alfaiataria, jaquetas corta-vento e até mesmo um protetor de queixo. “É uma marca de modelagem simples, o intuito é simplificar tudo. É fácil de entender”, disse o estilista, que posteriormente explicou a invenção que chamou a atenção no rosto dos modelos. “A gente trabalha muito observando todos os movimentos de rua e os esportes que nasceram nela, e a maioria deles tem algo de proteção. Então foi isso, não tem uma explicação muito filosófica.
LENNY NIEMEYER o encerramento do primeiro dia sob a perspectiva de Lenny, que debateu a mistura entre o analógico e o digital ao exibir sua coleção Verão 2021. “Eu enxergo como um novo aprendizado. É um processo muito diferente do presencial, o qual eu ainda não estava completamente habituada”, acrescentou Lenny.
Assim termina o primeiro dia do SPFW.
Créditos: L’officiel, Metrópolis, Vogue, SPFW 25anos.